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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Prótese
 
Disciplina: BAP0118 - O Microbioma: Interfaces com a Prática Clínica
Human Microbiome: Interfaces with Clinical Practice

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Objetivo Geral:
A partir de conhecimentos contemporâneos envolvendo o microbioma humano, contribuir para a formação de profissionais da Saúde de diferentes áreas, capazes de atuarem visualizando o indivíduo na dimensão bio-psíquico-social, e compreendendo a importância da transdisciplinaridade para o estabelecimento de ferramentas preventivas e terapêuticas, além de futuro desenvolvimento de processos/produtos destinados à Saúde Humana, tendo como referência uma abordagem individualizada, humanizada e holística. Em suma, o objetivo será criar um meio inédito e inovador de integração de diferentes áreas da Saúde no processo de ensino-aprendizagem na USP, colocando a Instituição em uma posição de vanguarda na formação de profissionais com visão dos processos de saúde/doença que perpassam pelos mais recentes conceitos oriundos do Projeto do Microbioma Humano.
Objetivos Específicos:
- Compreender a importância da transdisciplinaridade na abordagem prática do indivíduo, incluindo diagnóstico, estratégias preventivas e terapêuticas, estimulando o desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativas (comunicação interprofissional, trabalho em equipe interdisciplinar);
- Assimilar os conceitos contemporâneos acerca da potencial influência da biogeografia (intestino, cavidade bucal, vias aéreas, etc) do microbioma nos processos de saúde/doença em todo o organismo, levando à compreensão do conceito de ensino e pesquisa translacionais;
- Fomentar iniciativas de desenvolvimento de tecnologia e inovação, com o objetivo de estimular a geração de um ecossistema de empreendedores que acreditam na inovação para transformar a Saúde;
- Formar uma rede de profissionais que constituirão um polo de referência de estudos e pesquisa em Saúde Humana Integrativa e Microbioma, contribuindo para a modernização do currículo de diferentes cursos de Graduação e criação de um espaço físico que contemple a possibilidade de uso de ferramentas de metodologias ativas de ensino com excelência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3264696 - Gustavo Pompermaier Garlet
6548691 - Karin Hermana Neppelenbroek
7763985 - Leonardo Rigoldi Bonjardim
 
Programa Resumido
No contexto da Saúde Humana, é essencial considerar o papel dos micro-organismos (MOs) a partir dos conhecimentos contemporâneos advindos do Projeto do Microbioma Humano. O conceito existente atualmente é de um ser holobionte, em que os MOs apresentam funções-chave na promoção/manutenção da saúde, como obtenção de nutrientes, síntese de vitaminas, supressão da aquisição/persistência/atividade de patógenos, além de atuarem no desenvolvimento/manutenção da função imunológica, gerando impactos em diferentes áreas, incluindo saúdes bucal e mental. Assim, entende-se que tem ocorrido uma mudança de paradigmas em Saúde, com maior ênfase na abordagem integrativa e personalizada do ser humano, incluindo diversas áreas do conhecimento cujos saberes se complementam. Portanto, é premente a necessidade de modernização das abordagens em Saúde no ensino de Graduação com vistas à formação de profissionais com competências interprofissionais colaborativas e maior compreensão sobre a integração de diferentes especialidades. Essa disciplina tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais da Saúde de diferentes áreas, capazes de atuarem visualizando o indivíduo na dimensão bio-psíquico-social e compreendendo a importância da transdisciplinaridade para o estabelecimento de ferramentas preventivas e terapêuticas. A disciplina será ofertada para os cursos da FORP, FOB, FMRP, FCFRP, EERP e EEFERP no contexto das propostas aprovadas no Edital “Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação” da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Espera-se avanço significativo no ensino de Graduação na USP e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos para a sociedade, com mudanças de paradigmas em abordagens clínicas, influenciando também políticas públicas. Essa necessária transferência poderá, em longo prazo, incluir inovação, com o desenvolvimento de produtos e processos envolvendo diagnóstico microbiológico e modulação dos microbiomas como possíveis ferramentas preventivas e terapêuticas em Saúde, colocando a USP como Instituição de vanguarda nas suas atividades-fins e relacionamento com a sociedade.
 
 
 
Programa
A carga horária total será de 45 horas/aula (3 créditos-aula), sendo 37 horas em ensino remoto e 8 horas presenciais. Para atividades remotas (AR), será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem (e-Disciplinas, e-aulas). Serão realizadas 4 etapas: Etapa 1 - AR: Exposição acerca de como os conhecimentos de determinada área do conhecimento podem influenciar as estratégias de abordagem do indivíduo em outra área. Desenvolvida por docentes ou estudantes de Pós-Gradução (PG); Etapa 2 - AR: Exposição das linhas/projetos de pesquisa desenvolvidos/em desenvolvimento, em cada área do conhecimento, que podem se inter-relacionar com outras áreas, com o objetivo de geração de conhecimento transdisciplinar. Desenvolvida por docentes, bolsistas de Iniciação Científica ou de PG; Etapa 3 - AR: Exposição e discussão de um estudo de caso que possibilitará aos discentes visualizar as interfaces da aplicação clínica dos conceitos de microbioma humano. Como exemplo, um paciente com disbiose intestinal pode, após atividades físicas intensas, apresentar um quadro imuno-inflamatório que o torna mais susceptível a diferentes processos patológicos. Desenvolvida por docentes ou estudantes de PG; Etapa 4 - AR: Tarefa- Elaboração de projeto de ensino, extensão ou pesquisa que contemple a integração de duas ou mais áreas do conhecimento em Saúde, visando uma abordagem integralizada e personalizada do indivíduo. Desenvolvida pelos estudantes de Graduação matriculados. São planejados 2 encontros presenciais (EP) na FORP, onde serão desenvolvidos seminários para apresentação dos projetos elaborados pelos estudantes. Em seguida, haverá discussão interdisciplinar dos projetos apresentados, com o objetivo de aprimoramento e facilitação da execução prática dos mesmos, com a participação de todos os docentes e estudantes envolvidos na Disciplina.
No 1º semestre, serão realizadas 18 horas de AR, com o desenvolvimento das Etapas 1, 2, 3 e 4 -AR. Ao final do 1o semestre de 2021, será realizado o 1o EP da disciplina (4 horas). No 2º semestre, serão 19 horas para o desenvolvimento das Etapas 1, 2, 3 e 4 -AR e realização do 2o EP (4 horas).
Métodos utilizados:
Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, em ensino híbrido. Para atividades remotas (AR), será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem (e-Disciplinas, e-aulas).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência e desempenho nas discussões e elaboração/ apresentação do projeto a ser desenvolvido pelo aluno.
Critério
75% de frequência nas atividades, participação ativa nas discussões e qualidade da elaboração da parte escrita e da apresentação do projeto que deverá ser desenvolvido pelo aluno.
Norma de Recuperação
Caso o aluno não atinja conceito mínimo da disciplina, este deverá realizar trabalho escrito adicional.
 
Bibliografia
     
Kong X, Liu J, Cetinbas M et al. New and Preliminary Evidence on Altered Oral and Gut Microbiota in Individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD): Implications for ASD Diagnosis and Subtyping Based on Microbial Biomarkers. Nutrients. 2019;11(9):2128.
Lira-Junior R, Figueredo CM. Periodontal and inflammatory bowel diseases: Is there evidence of complex pathogenic interactions? World J Gastroenterol 2016 September 21; 22(35): 7963-7972.
Liu, X. Microbiome. Yale J Biol Med. 2016;89(3):275-276.
Lourenςo TGB, Spencer SJ, Alm EJ, Colombo APV. Defining the gut microbiota in individuals with periodontal diseases: an exploratory study. J Oral Microbiol. 2018;10(1):1487741.
 

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