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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0124 - Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes
Diversity and evolution of organisms photosynthetic

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Apresentar um panorama amplo da diversidade de organismos fotossintetizantes com cloroflia a, fornecendo subsídios para o reconhecimento e caracterização morfológica dos principais grupos e de sua importância biológica e evolutiva, situando-os em contexto filogenético.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
286031 - Estela Maria Plastino
2085090 - Flavio Augusto de Souza Berchez
83104 - Jose Rubens Pirani
2734941 - Veronica Angyalossy
 
Programa Resumido
Diversidade, importância biológica e evolução de grupos com clorofila a: cianófitas, feófitas, bacilariófitas, rodófitas, clorófitas e embriófitas.
 
 
 
Programa
PARTE TEÓRICA: Diversidade, importância biológica e evolução de grupos com clorofila a na árvore da vida: 1. Cianófitas (algas azuis ou cianobactérias). 2. Heterocontes (feófitas): algas com clorofila a e c. 3. Plantae (rodófitas): algas com clorofila a e ficobiliproteínas. 4. Plantae (clorófitas): algas com clorofila a e b. 5. Plantae (embriófitas - plantas terrestres: (a) clados basais e a conquista do ambiente terrestre; (b) novidades morfológicas adaptativas. 6. Plantae (embriófitas): clados basais de traqueófitas (licófitas e monilófitas). 7. Plantae (embriófitas): lignófitas (cicadófitas, pinófitas e magnoliófitas). PARTE PRÁTICA: Análise de materiais dos grupos estudados em sala de aula prática, no Fitotério (jardim) e em excursões didáticas a áreas naturais fora do município. Protocolos de aulas práticas discutidos quanto a adaptações e aplicações na educação básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas teóricas, provas práticas, apresentação do projeto desenvolvimento.
Critério
A nota final será calculada através da média das notas de todas as atividades pontuadas em escala de 0 a 10. Pesos diferentes à cada atividade serão divulgados, se necessário, no início da disciplina. O aluno será aprovado quando a nota final for igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Recuperação como resultado de média ponderada entre a nota da primeira avaliação (peso 2) e avaliação de recuperação (peso 1) abrangendo todo o conteúdo estudado.
 
Bibliografia
     
BOLD, H.C. & WYNNE, M.J. 1985. Introduction to the algae. Structure and reproduction. ed. 2. Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs. CRACRAFT, J. & DONOGHUE, M.J. 2004. Assembling the Tree of Life. Oxford University Press, Oxford. GRAHAM, J., WILCOX, L.W., GRAHAM, L.E. 2008. Algae. ed. 2. Prentice Hall, London. JUDD, W.S., CAMPBELL, C.S., KELLOG, E.A., STEVENS, P.F. & DONOGHUE, M.J. 2009. Sistemática Vegetal. Um enfoque filogenético. Ed. 3. Artmed, Porto Alegre. LEE, R.E. 2008. Phycology. Ed. 4. Cambridge University Press, Cambridge. MAUSETH, J.D. 1995. Botany. An introduction to plant biology. ed. 2. Saunders College Publishing, Philadelphia. OLIVEIRA FILHO, E.C. 2003. Introdução à Biologia Vegetal. ed. 2. EDUSP, São Paulo. RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2014. Biologia vegetal. Ed. 8. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. SANTOS D.Y.A.C., CHOW F.F., FURLAN, C.M. 2012. A Botânica no Cotidiano. Holos Editora, Ribeirão Preto. SCHOFIELD, W.B. 2001. Introduction to Bryology. Blackburn Press. Calwell, NJ. SIMPSON, M.G. 2010. Plant Systematics. Ed. 2. Elsevier Academic Press, Amsterdam. VAN DEN HOEK, C., MANN, D.G., JAHNS, H.M. 1995. Algae - an introduction to phycology. Cambridge University Press, Cambridge.
 

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