Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0145 - Forma e Função do Metabolismo Vegetal
Structure and Function of Plant Metabolism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 4 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar a diversidade de estruturas morfo-anatômicas das plantas associada aos processos metabólicos que em elas ocorrem, em nível molecular, celular, tecidual e do organismo, ao longo do ciclo de vida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7340079 - Diego Demarco
9068301 - Igor Cesarino
3364047 - Maria Magdalena Rossi
 
Programa Resumido
Estrutura básica de raiz e sistema vascular. Relações Hídricas. Absorção dos nutrientes e sintomas de deficiências. Metabolismo do Nitrogênio e Fixação biológica do N2. Estrutura foliar, Diversidade e Adaptações Ecofisiológicas nos diferentes grupos de plantas. Adaptações fotossintéticas. Órgãos de reserva: distribuição, ocorrência e morfoanatomia. Translocação de minerais. Metabolismo de Carbono. Floema e transporte de massa, fonte e dreno. Metabolismo Secundário. Senescência e Morte Celular Programada.
 
 
 
Programa
Água e produtividade vegetal, gradiente e potencial hídrico, entrada de água na raiz, vias simplásticas e apoplásticas de transporte de água, importância da endoderme, aquaporinas, sistema solo-planta-ar, movimento de água na folha, controle ambiental e hormonal do movimento estomático, gutação e exudação. Origem dos nutrientes e composição de solos, adaptações para captura de nutrientes (pelos radiculares, tricomas, tanques, carnívoras), elementos essenciais, macro e micronutrientes, deficiências nutricionais e seus sintomas, solubilidade dos nutrientes e pH do solo, proteínas carreadoras, bombas e canais iônicos, simporte e antiporte. Formas de nitrogênio disponíveis para a planta, aquisição e assimilação do nitrogênio inorgânico, fixação biológica do nitrogênio, microrganismos fixadores não simbiontes, simbiose extracelular, simbiose intracelular, mecanismos e requisitos para a fixação biológica do nitrogênio. Etapa fotoquímica, fixação do carbono atmosférico, plantas C3, C4 e CAM, fotorrespiração, aspectos ecofisiológicos da fotossíntese. Localização e estrutura do floema, componentes do floema em angiospermas e gimnospermas. Relações fonte e dreno, mecanismo de transporte da seiva floemática, carregamento e descarregamento do floema, drenos de reserva e de utilização, modelo do aprisionamento de polímeros, modelo de fluxo de pressão (teoria de Münch). Importância evolutiva, estrutura, biossíntese e funções biológicas das diferentes classes de metabólitos secundários (terpenos, compostos fenólicos e compostos nitrogenados), aplicações e biotecnologia dos metabólitos secundários. Tipos e importância da senescência, controle hormonal da senescência e abscisão foliar, morte celular programada durante o desenvolvimento vegetal. Discussão sobre a abordagem dos temas conceituais da disciplina na Educação Básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas teóricas; estudos dirigidos e discussões em sala; seminários.
Critério
A nota final será calculada através da média das notas de todas as atividades pontuadas em escala de 0 a 10. Pesos diferentes à cada atividade serão divulgados, se necessário, no início da disciplina. O aluno será aprovado quando a nota final for igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Recuperação como resultado de média ponderada entre a nota da primeira avaliação e avaliação de recuperação abrangendo todo o conteúdo estudado.
 
Bibliografia
     
KERBAUY GB. 2012. Fisiologia Vegetal. 2a ed. Editora Guanabara-Koogan S.A., Rio de Janeiro. RAVEN PH, EVERT RF, EICHHORN S. 2006. Biologia Vegetal. 7a ed. Editora Guanabara-Koogan S.A., Rio de Janeiro. TAIZ L, ZEIGER E. 2013. Fisiologia Vegetal. 5a ed. Artmed Editora. Porto Alegre. BUCHANAN BB, GRUISSEM W, RUSSELL LJ. 2015. Biochemistry and Molecular Biology of Plants. Editora John Wiley & Sons, Ltd.
 

Clique para consultar os requisitos para BIB0145

Clique para consultar o oferecimento para BIB0145

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP