Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0306 - Metabolismo Vegetal e Biotecnologia
Plant Metabolism and Biotechnology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 2 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivo: O objetivo geral é fornecer um panorama sobre os diferentes aspectos do metabolismo vegetal, apresentar estratégias biotecnológicas para a manipulação do metabolismo vegetal para a produção de produtos e serviços para a sociedade e dar subsídios para que os alunos desenvolvam um projeto teórico de biotecnologia vegetal para a solução de um problema biológico real. Objetivos específicos: - fornecer subsídios teóricos e práticos básicos sobre processos bioquímicos fundamentais nas plantas com enfoque em tópicos da fisiologia vegetal (nutrição mineral, relações hídricas, fotossíntese, metabolismo primário e secundário e desenvolvimento vegetal); - familiarizar os alunos com técnicas utilizadas em fisiologia, bioquímica, biologia molecular e biotecnologia de plantas usando um enfoque de biologia de sistemas; - mostrar como se dão aplicações biotecnológicas através da manipulação do metabolismo com base na aplicação do melhoramento genético clássico e técnicas de engenharia genética; - mostrar como a produção de compostos de interesse pode ser aprimorada utilizando culturas de células e de tecidos vegetais; - oferecer treinamento no planejamento e execução de projetos de pesquisa em bioquímica e biotecnologia de plantas; - discutir sobre a abordagem dos temas conceituais e práticos da disciplina na Educação Básica, considerando a importância e o potencial da biotecnologia vegetal para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
86111 - Eny Iochevet Segal Floh
9068301 - Igor Cesarino
1557160 - Marcos Silveira Buckeridge
 
Programa Resumido
Captação de água e nutrientes. Metabolismo de carbono/nitrogênio. Metabolismo secundário. Manipulação genética de plantas. Cultura de células e tecidos. Biotecnologia.
 
 
 
Programa
1. Captação de água e nutrientes; 2. Metabolismo de carbono: fotossíntese, respiração, carboidratos proteínas e lipídeos; 3. Metabolismo de nitrogênio: assimilação e aminoácidos; 4. Metabolismo secundário; 5. Redes metabólicas: perfis metabólicos e suas relações com a fisiologia das plantas; 6. Manipulação genética de plantas; 7. Cultura de células e tecidos de plantas; 8. Integração sistêmica do metabolismo levando ao funcionamento da planta como um todo; 9. Aplicações biotecnológicas em agricultura, medicamentos e cosméticos, alimentos e papel, meio ambiente e biodiversidade, energia; 10. Montagem de um projeto de pesquisa original, feito em grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova teórica dada no meio do curso. Após a parte teórica, são avaliados os conhecimentos gerais adquiridos para saber se os alunos já reúnem as melhores condições para avançar na segunda fase do curso, que é a consolidação de um projeto de pesquisa. Grupos de alunos devem apresentar projetos que são montados desde a ideia inicial até a formulação de hipóteses, escolha de metodologias, estratégias para execução de bibliografia. São feitas apresentações do projeto enquanto este vai sendo montado e são dadas notas para cada apresentação.
Critério
A nota final será calculada através da média das notas de todas as atividades pontuadas em escala de 0 a 10. Pesos diferentes à cada atividade serão divulgados, se necessário, no início da disciplina. O aluno será aprovado quando a nota final for igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
Buchanan B.B., Gruissem, W and Jones, R.L. 2000. Biochemistry and Molecular Biology of Plants, ASPB, 1387 p.
Chrispeels, M.J., Sadava, D.E. 2003. Plants, Genes, and Crop Biotechnology Jones and Bartlett Publishers, Inc.; 2nd edition 567 p.
Dey , P.M.& Harborne, J.B., .1997. Plant Biochemistry, Academic Press 554p.
Kerbauy, G.B. (org.) 2004 Fisiologia Vegetal,. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, XXXp
Lambers, H., Chapin III, F.S., Pons, T.L. 1998. Plant Physiological Ecology, Springer, 540p.
Pessoa Jr., A., Kilikian, B.V. 2005. Purificação de produtos biotecnológicos. Manole 444p.
Taiz, L. & Zeiger, E. 2004. Fisiologia Vegetal. Artmend, Porto Alegre, 719p.
Voet, D. & Voet, J.G. 1995. Biochemistry, (Second Ed.), John Wiley & Sonos, Inc, New York
 

Clique para consultar os requisitos para BIB0306

Clique para consultar o oferecimento para BIB0306

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP