Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0307 - Projetos e Aplicações da Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal
Projects and applicatins of plant developmental physiology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos, sob um enfoque ontogenético, uma visão integradora dos principais eventos do desenvolvimento vegetal, iniciando-se pela germinação e encerrando-se com a indução floral, formação das sementes e a senescência das plantas. Os processos constitutivos serão enfocados sob os níveis fisiológicos, bioquímicos e moleculares e suas aplicações. Ênfase será dada a realização de experimentos em laboratório e casa de vegetação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
42755 - Gilberto Barbante Kerbauy
64882 - Helenice Mercier
4850246 - Luciano Freschi
 
Programa Resumido
Para fins didáticos, o conjunto dos diferentes processos que integram o desenvolvimento das plantas superiores será abordado sob uma perspectiva ontogênica de um organismo séssil, procurando-se destacar e integrar, a um só tempo, as principais etapas do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Para tanto, deverão ser enfatizadas as intensas simetrias entre os fatores externos (luz, temperatura, água, nutrientes) e os fatores internos como os hormônios vegetais por exemplo (mensageiros primários), seus efeitos de transdução no ambiente celular, processo no qual os mensageiros secundários (cálcio, por exemplo) desempenham reconhecido papel regulatório.
 
 
 
Programa
1 – Germinação: divisão e diferenciação celular; sementes quiescentes e dormentes; 2 - Formação dos eixos caulinares e radiculares; 3 – Fotomorfogênese: propriedades e localização dos fotorreceptores; fitocromo e criptocromo; 4 – Floração: indução e formação de flores; fotoperiodismo; termoperiodismo; 5 – Frutificação: desenvolvimento de frutos e sementes; maturação; 6 – Senescência da planta e de órgãos: fatores responsáveis, morte celular programada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas escritas, relatórios de experimentos conduzidos ao longo do semestre e apresentação oral dos resultados. As atividades relacionadas as Práticas como Componente Curricular (PCC) são adicionadas aos relatórios de experimentos.
Critério
A nota final será calculada através da média das notas de todas as atividades pontuadas em escala de 0 a 10. Pesos diferentes à cada atividade serão divulgados, se necessário, no início da disciplina. O aluno será aprovado quando a nota final for igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Buchanan, B.B.; Gruissem, W. & Jones, R.L. 2000. Biochemistry & Molecular Biology of Plants. American Society of Plant Physiologists. 1367p.
Davies, P.J. 1995.Plant Hormones: Physiology, Biochemistry and Molecular Biology. Kluver Academic; 833p.
Hopkins, W.G. 1995. Introduction to Plant Physiology. John Wiley & Sons, Inc. 464p.
Kerbauy, G.B. 2008. Fisiologia Vegetal. Guanabara Koogan; 431p. 2ª. Edição
Taiz, L. e Zeiger, E. 2004. Fisiologia Vegetal. Artmed Editora Ltda 719p.
Salisbury, F.B. and Ross, C.W. 1992. Plant Physiology. Wadsworth Publishing Company. 682p
 

Clique para consultar os requisitos para BIB0307

Clique para consultar o oferecimento para BIB0307

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP