Analisar a diversidade nos grupos de plantas com sementes (espermatófitas). Explorar aspectos da evolução de caracteres morfológicos, químicos e biológicos. Consolidar a compreensão da sistemática de espermatófitas em um contexto filogenético, usando várias fontes de evidências (dos atributos morfológicos aos macro e micromoleculares). Fornecer meios para reconhecimento dos grupos desde os níveis hierárquicos mais inclusivos (e.g. Lygnophyta, Spermatophyta, Cycadophyta, Pinophyta, Magnoliophyta) até família em alguns clados (ênfase nas angiospermas).
Conquista do ambiente terrestre. Sistemática filogenética dos principais dados de espermatófitas. Importância dos grupos fósseis. Principais famílias viventes. Sistema APG e classificação ordinal das angiospermas.
A. Parte teórica: 1. Significado das novidades evolutivas vegetativas e reprodutivas das lignófitas na conquista do ambiente terrestre. 2. Sistemática filogenética (baseada em dados morfológicos e moleculares), taxonomia e principais passos na evolução dos principais clados de espermatófitas: cicadófitas, ginkgófitas, pinófitas (coníferas), gnetófitas, magnoliófitas (angiospermas). 3. Importância dos grupos fósseis na história evolutiva das traqueófitas. 4. Principais famílias de importância biológica e econômica dentre as espermatófitas: caracterização e subsídios para seu reconhecimento prático. 5. O sistema APG de classificação ordinal das angiospermas: fundamentos e principais clados. 6. Padrões evolutivos de atributos adaptativos e de importância biológica das espermatófitas à luz das filogenias. 7. Discussão sobre formar de abordar o conteúdo conceitual da disciplina na Educação Básica. B. Parte prática: Análise de materiais dos grupos estudados em laboratório e no Fitotério (jardim). Protocolos de aulas práticas discutidos quanto a adaptações e aplicações na educação básica.
APG (Angiosperm Phylogeny Group) IV. 2016. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG IV. Bot. J. Linn. Soc. 181: 1-20. BRESINSKY, A., KÖRNER, C., KADEREIT, J.W., NEUHAUS, G. & SONNEWALD, U. 2012. Tratado de Botânica de Strasburger. Ed. 36. Artmed, Porto Alegre. GIFFORD, E.M. & FOSTER, A. S. 1989. Morphology and evolution of vascular plants. W. H. Freeman. New York. GONÇALVES, E.G. & LORENZI, H. 2007. Morfologia vegetal. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP. JUDD, W.S., CAMPBELL, C.S., KELLOGG, E.A., STEVENS, P.F. & DONOGHUE, M.J. 2009. Sistemática Vegetal. Um enfoque filogenético. Ed. 3. Artmed. Porto Alegre. KUBITZKI, K. (ed.) 1990-2018. The families and genera of vascular plants. 15 vols. Springer-Verlag. Berlin. SIMPSON, M.G. 2010. Plant Systematics. Ed. 2. Elsevier Academic Press, Amsterdam. SOLTIS, D.E., SOLTIS, P.S., ENDRESS, P.K. & CHASE, M.W. 2005. Phylogeny and evolution of Angiosperms. Sinauer Associates, Sunderland. SOUZA, V.C. & LORENZI, H. 2019. Botânica Sistemática. Guia ilustrado para identificação das famílias de angiospermas da flora brasileira, baseado em APGIV. Ed. 4. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP. URSI, S. & TONIDANDEL, S.M.R. 2013. Uma proposta de atividade prática para abordar a filogenia de plantas no Ensino Fundamental. Departamento de Botânica, IB-USP. Disponível em: http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Filogenetica Plantas EB - Ursi e Tonidandel 2013.pdf