Auxiliar os professores em formação a desenvolver seu Conhecimento Pedagógico de Conteúdos de Botânica, por meio da interação com docentes especialistas no conhecimento disciplinar, bem como na área pedagógica (Ensino de Botânica). Refletir sobre os desafios e as possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. Identificar a inserção de tal ciência nesse nível de Ensino. Estimular nos professores em formação a habilidade de elaborar, aplicar, avaliar e refletir sobre estratégias e recursos didáticos para ensino formal e não-formal sobre temas específicos da Botânica, como: sua relação com a sociedade, diversidade e evolução de algas e plantas; taxonomia, anatomia, fisiologia vegetal; e biotecnologia.
Discussões sobre possibilidades, desafios e inserção da Botânica na Educação Básica. Impercepção Botânica. Desenvolvimento do PCK sobre temas botânicos. Abordagem de estratégias e recursos para o ensino-aprendizagem de temas específicos da botânica. Divulgação científica e ensino não-formal do conhecimento botânico. Elaboração de estratégia ou recurso autoral, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica. Número mínimo de alunos para oferecimento: 10.
- Apresentação da disciplina, da ideia de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e como tal ideia embasa a construção da disciplina. - Reflexão sobre desafios e possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. - Impercepção botânica e sua mitigação. - Identificação da inserção da Botânica no Ensino Básico (exemplo, Base Nacional Comum Curricular) - Divulgação científica e ensino não-formal do conhecimento botânico. - Discussões e atividades práticas sobre estratégias e recursos para abordar temas específicos da Botânica: i, relação plantas-sociedade, ii, diversidade e evolução de algas e plantas; iii, taxonomia e classificação; iv, anatomia, v, fisiologia vegetal; e vi, Ensino. - Elaboração de estratégia ou recurso autoral, ao longo da disciplina, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica.
Bibliografia Básica BIZERRA, A.F., URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. 1ed. São Paulo: EDUSP, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018. Disponível em: FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores e ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 17 (2), 500-528. 2015. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p. SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v. 30, n.87, p. 177-196, 2016. SANTOS, D.Y.A.C., CHOW, F., FURLAN, C.M. 2008. A Botânica no Cotidiano. Disponível em: SANTOS, D.Y.A.C., CECCANTINI, G. 2004. Propostas para o ensino de botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos fundamental e médio. Disponível em: URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v.32, n. 94, p.7-24, 2018. URSI, S. (Org.) Site Botânica Online. 2018. Disponível em Bibliografia complementar BALDING, M.; WILLIAMS, K. J. H. Plant blindness and the implications for plant conservation. Conservation Biology, v.30, n. 6, p.1192–1199, 2016. BOZNIAK, E. C. Challenges facing plant biology teaching programs. Plant Science Bulletin, 40, 42-26, 1994. COLLI-SILVA, M.; CORSI, A. C. S.; FLORENTINO, J. J.; TEIXEIRA, L. A.; URSI, S. Evidências quali-quantitativas de cegueira botânica em uma área verde com árvores plaqueadas. Paisagem e Ambiente: Ensaios, v. 30, n. 43, e151370, 2019. GAGLIANO, M. Seeing Green: The Re-discovery of Plants and Nature’s Wisdom. Societies, n.3, p.147–157, 2013. HERSEY, D. R. Plant neglect in biology education. BioScience, V. 43, n. 7, Page 418, 1993. HERSHEY, D. R. A Historical Perspective on Problems in Botany Teaching. The American Biology Teacher, v. 58, n. 6, p. 340-347, 1996. HERSHEY, D. R. Plant blindness: “we have met the enemy and he is us”. Plant Science Bulletin, v. 48, n. 3, p. 78-85, 2002. PARSLEY, K. M. Plant awareness disparity. Plants, People, Planet, v. 2, p. 598–601, 2020. PEDRINI, A.G.; URSI, S. Metodologias para Ensinar Botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022. UNO, G. E. Botanical literacy: what and how should students learn about plants? American Journal of Botany, v. 96, n.10, p.1753–1759, 2009. Vasques, DT (Org.); FREITAS, K. C. (Org.); URSI, S. (Org.) Aprendizado Ativo no Ensino de Botânica. 1. ed. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2021. WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.47, p.2-9, 2001.