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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0317 - Estratégias e recursos para o Ensino de Botânica
Strategies and resources for Botany Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Auxiliar os professores em formação a desenvolver seu conhecimento pedagógico de conteúdos de Botânica, por meio da interação com docentes especialistas no conhecimento disciplinar, bem como na área pedagógica (Ensino de Botânica). Refletir sobre os desafios e as possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. Identificar a inserção de tal ciência nesse nível de Ensino. Estimular nos professores em formação a habilidade de elaborar, aplicar, avaliar e refletir sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para tratar temas específicos da Botânica, como: sua relação com a sociedade, diversidade e evolução de diversos grupos de algas e plantas; princípios de sistemática filogenética aplicados à classificação das plantas, anatomia vegetal, fisiologia vegetal e biotecnologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1944096 - Suzana Ursi
 
Programa Resumido
Discussões sobre possibilidades, desafios e inserção da Botânica na Educação Básica. Desenvolvimento do PCK sobre temas botânicos. Abordagem de estratégias e recursos para o ensino-aprendizagem de temas específicos da botânica: (1) relação plantas-sociedade, (2) diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; (3) sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas, (4) anatomia vegetal, e (5) fisiologia vegetal e/ou biotecnologia. Elaboração de estratégia ou recurso autoral, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica, bem como sua apresentação e possível aplicação em situação prática.
 
 
 
Programa
- Apresentação da disciplina, da ideia de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e como tal ideia embasa a construção da disciplina. - Reflexão sobre desafios e possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. - Identificação da inserção da Botânica no Ensino Básico. - Elaboração, aplicação, avaliação e reflexão sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para abordar os temas específicos da Botânica listados a seguir: (1) relação plantas-sociedade, (2) diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; (3) sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas, (4) anatomia vegetal, (5) fisiologia vegetal e/ou biotecnologia. - Elaboração de estratégia ou recurso autoral, ao longo da disciplina, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica, bem como apresentação e possível aplicação dessa estratégia ou recurso (em situação simulada com colegas de turma ou de interação com escolas parceiras).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação do estudante nas discussões e práticas realizadas em sala, relatórios de aulas práticas, elaboração e apresentação de estratégia ou recurso didático; aplicação dessa estratégia ou desse recurso.
Critério
50% da nota = média das notas de cada um dos módulos da disciplina (baseadas em atividades desenvolvidas na própria sala de aula); 50% da nota = desempenho no trabalho que permeia toda a disciplina, de elaboração de estratégia ou recurso autoral e sua apresentação, como possível aplicação dessa estratégia ou recurso (em situação simulada com colegas de turma ou de interação com escolas parceiras).
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
BIZERRA, A.F., URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. 1ed. São Paulo: EDUSP, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018. Disponível em: ______.Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. ______. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores e ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 17 (2), 500-528. 2015. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p. SANTOS, D.Y.A.C., CHOW, F., FURLAN, C.M. 2008. A Botânica no Cotidiano. Disponível em: SANTOS, D.Y.A.C., CECCANTINI, G. 2004. Propostas para o ensino de botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos fundamental e médio. Disponível em: SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2011.152 p. URSI, S. (Org.) Site Botânica Online. 2018. Disponível em
 

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