Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0317 - Estratégias e recursos para o Ensino de Botânica
Strategies and resources for Botany Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 14/07/2021

Objetivos
Auxiliar os professores em formação a desenvolver seu conhecimento pedagógico de conteúdos de Botânica, por meio da interação com docentes especialistas no conhecimento disciplinar, bem como na área pedagógica (Ensino de Botânica). Refletir sobre os desafios e as possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. Identificar a inserção de tal ciência nesse nível de Ensino. Estimular nos professores em formação a habilidade de elaborar, aplicar, avaliar e refletir sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para tratar temas específicos da Botânica, como: sua relação com a sociedade, diversidade e evolução de diversos grupos de algas e plantas; princípios de sistemática filogenética aplicados à classificação das plantas, anatomia vegetal, fisiologia vegetal e biotecnologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1944096 - Suzana Ursi
 
Programa Resumido
Discussões sobre possibilidades, desafios e inserção da Botânica na Educação Básica. Desenvolvimento do PCK sobre temas botânicos. Abordagem de estratégias e recursos para o ensino-aprendizagem de temas específicos da botânica: (1) relação plantas-sociedade, (2) diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; (3) sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas, (4) anatomia vegetal, e (5) fisiologia vegetal e/ou biotecnologia. Elaboração de estratégia ou recurso autoral, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica, bem como sua apresentação e possível aplicação em situação prática.
 
 
 
Programa
- Apresentação da disciplina, da ideia de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e como tal ideia embasa a construção da disciplina. 
- Reflexão sobre desafios e possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. 
- Identificação da inserção da Botânica no Ensino Básico. 
- Elaboração, aplicação, avaliação e reflexão sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para abordar os temas específicos da Botânica listados a seguir:
(1) relação plantas-sociedade, 
(2) diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; 
(3) sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas, 
(4) anatomia vegetal, 
(5) fisiologia vegetal e/ou biotecnologia.
- Elaboração de estratégia ou recurso autoral, ao longo da disciplina, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica, bem como apresentação e possível aplicação dessa estratégia ou recurso (em situação simulada com colegas de turma ou de interação com escolas parceiras).  
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação formativa e continuada, por meio da participação do estudante nas discussões e práticas sobre temas específicos da botânica, elaboração de estratégia de ensino formal ou não-formal.
Critério
60% = média das notas de atividades (individuais ou em duplas) sobre temas específicos (i, relação plantas- sociedade, ii, diversidade e evolução de algas e plantas; iii, taxonomia e classificação; iv, anatomia, v, fisiologia vegetal; e vi, Ensino) 40% = projeto em grupo de elaboração de estratégia de ensino (formal ou não-formal).
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica

BIZERRA, A.F., URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em
Ciências. UNIVESP. 1ed. São Paulo: EDUSP, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018. Disponível
em: 
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de
professores e ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 17 (2), 500-528. 2015.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p.
SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v. 30, n.87, p. 177-196,
2016.
SANTOS, D.Y.A.C., CHOW, F., FURLAN, C.M. 2008. A Botânica no Cotidiano. Disponível
em:
SANTOS, D.Y.A.C., CECCANTINI, G. 2004. Propostas para o ensino de botânica. Manual do curso para atualização de
professores dos ensinos fundamental e médio. Disponível em:

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na
educação científica. Estudos Avançados, v.32, n. 94, p.7-24, 2018.
URSI, S. (Org.) Site Botânica Online. 2018. Disponível em 

Bibliografia complementar
BALDING, M.; WILLIAMS, K. J. H. Plant blindness and the implications for plant conservation. Conservation Biology,
v.30, n. 6, p.1192–1199, 2016.
BOZNIAK, E. C. Challenges facing plant biology teaching programs. Plant Science Bulletin, 40, 42-26, 1994.
COLLI-SILVA, M.; CORSI, A. C. S.; FLORENTINO, J. J.; TEIXEIRA, L. A.; URSI, S. Evidências quali-quantitativas de cegueira
botânica em uma área verde com árvores plaqueadas. Paisagem e Ambiente: Ensaios, v. 30, n. 43, e151370, 2019.
GAGLIANO, M. Seeing Green: The Re-discovery of Plants and Nature’s Wisdom. Societies, n.3, p.147–157, 2013.
HERSEY, D. R. Plant neglect in biology education. BioScience, V. 43, n. 7, Page 418, 1993.
HERSHEY, D. R. A Historical Perspective on Problems in Botany Teaching. The American Biology Teacher, v. 58, n. 6, p.
340-347, 1996.
HERSHEY, D. R. Plant blindness: “we have met the enemy and he is us”. Plant Science Bulletin, v. 48, n. 3, p. 78-85,
2002.
PARSLEY, K. M. Plant awareness disparity. Plants, People, Planet, v. 2, p. 598–601, 2020. PEDRINI, A.G.; URSI, S.
Metodologias para Ensinar Botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.
UNO, G. E. Botanical literacy: what and how should students learn about plants? American Journal of Botany, v. 96,
n.10, p.1753–1759, 2009.
Vasques, DT (Org.); FREITAS, K. C. (Org.); URSI, S. (Org.) Aprendizado Ativo no Ensino de Botânica. 1. ed. São Paulo:
Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2021.
WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.47, p.2-9, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para BIB0317

Clique para consultar o oferecimento para BIB0317

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP