Auxiliar os professores em formação a desenvolver seu conhecimento pedagógico de conteúdos de Botânica, por meio da interação com docentes especialistas no conhecimento disciplinar, bem como na área pedagógica (Ensino de Botânica). Refletir sobre os desafios e as possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. Identificar a inserção de tal ciência nesse nível de Ensino. Estimular nos professores em formação a habilidade de elaborar, aplicar, avaliar e refletir sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para tratar temas específicos da Botânica, como: sua relação com a sociedade, diversidade e evolução de diversos grupos de algas e plantas; princípios de sistemática filogenética aplicados à classificação das plantas, anatomia vegetal, fisiologia vegetal e biotecnologia.
Discussões sobre possibilidades, desafios e inserção da Botânica na Educação Básica. Desenvolvimento do PCK sobre temas botânicos. Abordagem de estratégias e recursos para o ensino-aprendizagem de temas específicos da botânica: (1) relação plantas-sociedade, (2) diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; (3) sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas, (4) anatomia vegetal, e (5) fisiologia vegetal e/ou biotecnologia. Elaboração de estratégia ou recurso autoral, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica, bem como sua apresentação e possível aplicação em situação prática.
- Apresentação da disciplina, da ideia de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e como tal ideia embasa a construção da disciplina. - Reflexão sobre desafios e possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. - Identificação da inserção da Botânica no Ensino Básico. - Elaboração, aplicação, avaliação e reflexão sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para abordar os temas específicos da Botânica listados a seguir: (1) relação plantas-sociedade, (2) diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; (3) sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas, (4) anatomia vegetal, (5) fisiologia vegetal e/ou biotecnologia. - Elaboração de estratégia ou recurso autoral, ao longo da disciplina, por parte dos professores em formação, sobre um tema específico de Botânica, bem como apresentação e possível aplicação dessa estratégia ou recurso (em situação simulada com colegas de turma ou de interação com escolas parceiras).
Bibliografia Básica BIZERRA, A.F., URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. 1ed. São Paulo: EDUSP, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018. Disponível em: FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores e ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 17 (2), 500-528. 2015. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p. SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v. 30, n.87, p. 177-196, 2016. SANTOS, D.Y.A.C., CHOW, F., FURLAN, C.M. 2008. A Botânica no Cotidiano. Disponível em: SANTOS, D.Y.A.C., CECCANTINI, G. 2004. Propostas para o ensino de botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos fundamental e médio. Disponível em: URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v.32, n. 94, p.7-24, 2018. URSI, S. (Org.) Site Botânica Online. 2018. Disponível em Bibliografia complementar BALDING, M.; WILLIAMS, K. J. H. Plant blindness and the implications for plant conservation. Conservation Biology, v.30, n. 6, p.1192–1199, 2016. BOZNIAK, E. C. Challenges facing plant biology teaching programs. Plant Science Bulletin, 40, 42-26, 1994. COLLI-SILVA, M.; CORSI, A. C. S.; FLORENTINO, J. J.; TEIXEIRA, L. A.; URSI, S. Evidências quali-quantitativas de cegueira botânica em uma área verde com árvores plaqueadas. Paisagem e Ambiente: Ensaios, v. 30, n. 43, e151370, 2019. GAGLIANO, M. Seeing Green: The Re-discovery of Plants and Nature’s Wisdom. Societies, n.3, p.147–157, 2013. HERSEY, D. R. Plant neglect in biology education. BioScience, V. 43, n. 7, Page 418, 1993. HERSHEY, D. R. A Historical Perspective on Problems in Botany Teaching. The American Biology Teacher, v. 58, n. 6, p. 340-347, 1996. HERSHEY, D. R. Plant blindness: “we have met the enemy and he is us”. Plant Science Bulletin, v. 48, n. 3, p. 78-85, 2002. PARSLEY, K. M. Plant awareness disparity. Plants, People, Planet, v. 2, p. 598–601, 2020. PEDRINI, A.G.; URSI, S. Metodologias para Ensinar Botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022. UNO, G. E. Botanical literacy: what and how should students learn about plants? American Journal of Botany, v. 96, n.10, p.1753–1759, 2009. Vasques, DT (Org.); FREITAS, K. C. (Org.); URSI, S. (Org.) Aprendizado Ativo no Ensino de Botânica. 1. ed. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2021. WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.47, p.2-9, 2001.