Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0425 - Práticas em Recursos Econômicos Vegetais
Practical classes of Economic Botany

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Desenvolver atividades práticas que reforcem as possibilidades de explotação de recursos vegetais, visando o aprimoramento de habilidades laboratoriais para pesquisa e/ou ensino de Botânica. Oferecer possibilidades de treinamento de escrita científica na forma de resumos e/ou relatórios
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92783 - Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
 
Programa Resumido
Reconhecimento e uso apropriado de vidraria em laboratório; Elaboração de textos científicos (resumos e relatórios); Análise da composição química em alimentos e/ou extratos de plantas de interesse econômico; Produção de sabão e papel em escala laboratorial; Aplicação de técnicas de cultura in vitro na obtenção de plantas de interesse econômico.
 
 
 
Programa
1. Reconhecimento de vidrarias e seus usos apropriados em laboratório; 2. Preparo e aferição de soluções; 3. Análise dos teores de proteína, carboidratos e lipídeos de fontes tradicionais e potencial de alimentos; 4. Determinação dos índices de saponificação e de iodo em amostras de óleos vegetais; 5. Produção de sabão a partir de gordura de coco; 6. Confecção de papel a partir de fibras não lenhosas; 7. Obtenção de etanol a partir de fontes vegetais; 8. Obtenção de ficocoloides e aplicação em técnicas de microencapsulação e em alimentos; 9. Preparação de extratos de plantas nativas e caracterização de classes majoritárias de metabólitos secundários; 10. Dosagem de taninos através de diferentes técnicas laboratoriais; 11. Análise do efeito de estresses ambientais no desenvolvimento de plantas de interesse econômico; 12. Produção e análise comparativa de plantas cultivadas in vitro
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões em sala, Análise de resumos e relatórios, seminários.
Critério
A nota final será calculada através da média das notas de todas as atividades pontuadas em escala de 0 a 10. Pesos diferentes à cada atividade serão divulgados, se necessário, no início da disciplina. O aluno será aprovado quando a nota final for igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Buchanan, B.B., Gruissem, W., Jones, R.L. 2000. Biochemistry and molecular biology of plants. ASPB Harborne, J.B. 1998. Phytochemical Methods A Guide to Modern Techniques of Plant Analysis. Chapman & Hal, London Raven, P.H., Evert, R.F., Eichhorn, S.E. 2014. Biologia vegetal. 8a Edição. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Evert, R.Y., Eichhorn, S.E., Perry, J.B. 2005. Laboratory topics in Botany. 7th. Ed. W.H. Freeman and Company, New York. Simpson, B.B., Ogorzaly, M.C. 2014. Plants in our world: Economic Botany: 4a Ed. McGraw-Hill, New York. Taiz, L., Zeiger, E. 2009. Fisiologia vegetal. 4ª Edição. Artmed, Porto Alegre. Waterman, P.G., Mole, S. 1994. Analysis of Phenolic Plant Metabolites. 1st ed. Blackwell Scientific Publications. Boston.
 

Clique para consultar os requisitos para BIB0425

Clique para consultar o oferecimento para BIB0425

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP