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Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0426 - Educação em Biodiversidade
Biodiversity Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar e discutir os princípios e fundamentos da Educação em Biodiversidade, sobretudo na perspectiva da Botânica. A partir da Botânica, discutir, desenvolver e aplicar abordagens e estratégias que desenvolvam maior motivação no ensino e na aprendizagem de Ciências e de Biologia. Prover e estimular a reflexão de temas como Biodiversidade, Botânica e Cidadania, coprodução do conhecimento no ambiente escolar, Biodiversidade no âmbito da educação básica, educação de jovens e adultos, e educação quilombola.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2792356 - Paulo Takeo Sano
 
Programa Resumido
Educação em Biodiversidade: fundamentação teórica e metodológica. Educação em Biodiversidade e suas conexões com a Botânica. A Botânica em diferentes dimensões do ensino formal. Educação em Biodiversidade em diferentes modalidades de ensino. Educação em Biodiversidade e construção da cidadania.
 
 
 
Programa
1. Educação em Biodiversidade: princípios e fundamentos. 2. A Educação em Biodiversidade no contexto da Educação Ambiental. 3. Métodos e abordagens associados à Educação em Biodiversidade. 4. A Botânica no âmbito da Educação em Biodiversidade: desafios e potenciais. 5. Os conteúdos de Botânica no contexto dos documentos oficiais da Educação Básica. 6. Os conteúdos de Botânica nos livros didáticos. 7. Os conteúdos de Botânica na sala de aula. 8. Abordagens e estratégias associadas ao ensino de Botânica e sua 
contextualização na Educação em Biodiversidade. 9. Biodiversidade e EJA. 10. Biodiversidade e educação quilombola. 11. Biodiversidade, Botânica e Cidadania.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Produção e apresentação de trabalhos em grupo e de um portfolio individual. Aferição da participação individual durante as discussões.
Critério
Participação efetiva na elaboração dos trabalhos coletivos, na entrega dos elementos do portfolio e nas discussões em grupo. Cada estudante deverá fazer ao menos uma apresentação oral ao longo do curso, de algum dos trabalhos propostos.
Norma de Recuperação
Considerando que se trata de avaliação processual, não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
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