Apresentar e discutir os princípios e fundamentos da Educação em Biodiversidade, sobretudo na perspectiva da Botânica. A partir da Botânica, discutir, desenvolver e aplicar abordagens e estratégias que desenvolvam maior motivação no ensino e na aprendizagem de Ciências e de Biologia. Prover e estimular a reflexão de temas como Biodiversidade, Botânica e Cidadania, coprodução do conhecimento no ambiente escolar, Biodiversidade no âmbito da educação básica, educação de jovens e adultos, e educação quilombola.
Educação em Biodiversidade: fundamentação teórica e metodológica. Educação em Biodiversidade e suas conexões com a Botânica. A Botânica em diferentes dimensões do ensino formal. Educação em Biodiversidade em diferentes modalidades de ensino. Educação em Biodiversidade e construção da cidadania.
1. Educação em Biodiversidade: princípios e fundamentos. 2. A Educação em Biodiversidade no contexto da Educação Ambiental. 3. Métodos e abordagens associados à Educação em Biodiversidade. 4. A Botânica no âmbito da Educação em Biodiversidade: desafios e potenciais. 5. Os conteúdos de Botânica no contexto dos documentos oficiais da Educação Básica. 6. Os conteúdos de Botânica nos livros didáticos. 7. Os conteúdos de Botânica na sala de aula. 8. Abordagens e estratégias associadas ao ensino de Botânica e sua contextualização na Educação em Biodiversidade. 9. Biodiversidade e EJA. 10. Biodiversidade e educação quilombola. 11. Biodiversidade, Botânica e Cidadania.
BAKER, S.; ELLIOT, P. 2000. Planning a skills-based resource for biodiversity education. Journal of Biological Education 34(3): 123-127. BONNET, M. 1999. Education for Sustainable Development: a coherent philosophy for environmental education? Cambridge Journal of Education 2(3): 313-324 COHEN, JI. 2016. Biodiversity Education & Anthropocene: An indicator of extinction or recovery. The American Biology Teacher 78(4): 293-299. DREYFUS, A.; WALS, AEJ.; VAN WEELIE, D. 1999. Biodiversity as a postmodern theme for environmental education. Canadian Journal of Environmental Education 4:155-176 GAYFORD, C. 2000. Biodiversity Education: A teacher’s perspective. Environmental Education Research 6(4): 347-361. NAVARRO-PEREZ, M.; TIDBALL, KG. 2012. Challenges of Biodiversity Education: A review of education strategies for biodiversity education. International Electronic Journal of Environmental Education 2(1): 13-30. SANO, PT. 2021. Pesquisa Etnográfica: Coprodução do Conhecimento e Pesquisa em Ensino de Ciências. In: MAGALHÃES JUNIOR, CAO; BATISTA, MC (Orgs.). Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências. 1 ed. Maringá: Editora Massoni. SILVA, JRS; GUIMARÃES, F; SANO, PT. 2016. Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students. Enseñanza de las Ciencias 15: 380-393. SILVA, JRS; GUIMARÃES, F; SANO, PT. 2017. Estratégias de Ensino de Botânica: como estas são desenvolvidas por professores universitários brasileiros e portugueses? Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1821, 2017. SILVA, JRS ; GUIMARÃES, F; SANO, PT. 2017. Professores de Botânica: que Concepções apresentam sobre o ensino universitário? Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1923, 2017. URSI, S; BARBOSA PP; SANO, PT; BERCHEZ, FAS. 2018. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados 32: 7-24,. VAN WEELIE, D.; WALS, AEJ. 2002. Making Biodiversity meaningful through Environmental Education. International Journal of Science Education 24(11): 1143-1156. VENKATAMARAN, B. 2009. Education for Sustainable Development. Environment: Science and Policy for Sustainable Development, 51(2): 8-10. VIANA, RVR; SANO, PT; SCATENA, VL. 2014. Pesquisa de Campo como possibilidade de concretizar oportunidades de diálogo: experiências em duas Comunidades Artesãs do Japalão - TO. Revista Desenvolvimento Social 13: 57-67. VIANA, RVR; SCATENA, VL; EICHEMBERG, MT & SANO, PT. 2016. Engaging plant anatomy and local knowledge on the buriti palm (Mauritia flexuosa L.f.: Arecaceae): the microscopic world meets the golden grass artisans perspective. Cultural Studies of Science Education 12: 1-13. WALS, AEJ; JICKLING, B. 2002. “Sustainability” in higher education. From doublethink and newspeak to critical thinking andmeaningful learning. International Journal of Sustainability in Higher Education 3(3): 221-232.