Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0435 - Biologia dos Fungos
Biology of Fungi

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 8 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Fornecer um panorama amplo sobre a biologia dos fungos verdadeiros e assemelhados, com ênfase na sua importância ecológica, econômica, médica e biotecnológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93697 - Mariana Cabral de Oliveira
 
Programa Resumido
1. Introdução aos grandes grupos de fungos, suas relações filogenéticas e características principais. 2. Introdução à biologia, bioquímica e biotecnologia dos fungos; 3. Relações simbióticas em fungos. 4. Importância ecológica, médica, econômica e biotecnológica dos fungos.
 
 
 
Programa
Teóricas: 1. Introdução aos grandes grupos de fungos, suas relações filogenéticas e características principais. 2. Introdução à biologia, bioquímica e biotecnologia dos fungos; 3. Relações simbióticas em fungos. 4. Importância ecológica, médica, econômica e biotecnológica dos fungos.
Práticas: Análise  e cultivo de materiais dos grupos estudados em sala de aula prática e no Fitotério (jardim). Atividade de construção de modelo didático e aplicações na Educação básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e aulas práticas; estudo dirigido e projeto extra-classe para discussão em sala de aula; seminários; exercícios de campo (jardins e praças do Campus).
Critério
Avaliação teórico-prática, apresentação de seminários, apresentações e relatórios sobre projeto e exercícios de campo.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Alexopoulos, C.J., C.W. Mims & M. Blackwell. 1996. Introductory mycology. 4th ed. John Wiley & Sons, Inc., New York.
Bold, H.C., C.J. Alexopoulos & T. Delevorias. 1987. Morfology of plants and fungi. Harper & Row, Publishers, New York.
Carlile, M.J. & S.C. Watkinson. 2001. The Fungi. 2nd ed. Academic Press, London.
Esposito, E. & J.L. Azevedo. 2004. Fungos. Uma introdução à biologia, bioquímica e biotecnologia. EDUCS, Caixas do Sul.
Ferraz, D.F. & E.A. Terrazzan. 2003. Uso espontâneo de analogias por professores de Biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação? Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 213-227.
Jennings, D.H. & G. Lysek. 1999. Fungal biology: understanding the fungal lifestyle. 2nd ed. Springer-Verlag, New York.
Macedo, E.C. 2017. O ensino de fungos e a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015. Dissertação de Mestrado, IFSP.
Menolli Jr., N. & Sánchez-García M. Brazilian fungal diversity represented by DNA markers generated over 20 years. 2019. Braz J Microbiol. 51: 729-749. doi: 10.1007/s42770-019-00206-y.
Raven, P.H., R.F. Evert, S.E. Eichhorn. 2007. Biologia vegetal. 7a ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Wainwright, M. 1992. An introduction to fungal biotechnology. John Wiley & Sons, New York.
Santos D.Y.A.C., Chow F.F., Furlan, C.M. 2012. A Botânica no Cotidiano. Holos Editora, Ribeirão Preto
Spatafora et al. 2017. The Fungal Tree of Life: from Molecular Systematics to Genome-Scale Phylogenies.
Microbiol Spectrum 5(5): FUNK-0053-2016. doi:10.1128/microbiolspec.FUNK-0053-2016
 

Clique para consultar os requisitos para BIB0435

Clique para consultar o oferecimento para BIB0435

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP