Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0441 - Estratégias Pedagógicas no Ensino de Botânica: A Importância das Aulas Práticas
Pedagogical Strategies in the Botany Education: The Importance of Practical Classes

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Planejar e desenvolver atividades práticas ligadas ao ensino de Botânica adequadas para serem aplicadas no Ensino Médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92783 - Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
3035683 - Fanly Fungyi Chow Ho
 
Programa Resumido
1. Coleta, preparo e manutenção de material vegetal. 2. Reconhecimento de grupos vegetais: ciclos de vida, diversidade morfológica, adaptações. 3. Importância e diversidade dos pigmentos vegetais. 4. Desenvolvimento e processos metabólicos nos vegetais. 5. Importância dos vegetais para a humanidade.
 
 
 
Programa
1. Coleta, preparo e manutenção de material vegetal. 2. Reconhecimento de grupos vegetais: ciclos de vida, diversidade morfológica, adaptações. 3. Importância e diversidade dos pigmentos vegetais. 4. Desenvolvimento e processos metabólicos nos vegetais. 5. Importância dos vegetais para a humanidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e aulas práticas; estudo dirigido e projeto extra-classe para discussão em sala de aula; seminários; exercícios de campo (jardins e praças do Campus).
Critério
Avaliação teórico-prática, apresentação de seminários, apresentações e relatórios sobre projeto e exercícios de campo.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Evert, R.F., Eichhorn, S.E. & Perry, J.B. 2005. Laboratory topics in Botany. W.H. Freeman and Company, New York.
Fidalgo, O. & Bononi, V.L.R. 1989. Técnicas de coleta, preservação e herborizaçãod e material botânico. Instituto de Botânica, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, São Paulo.
Lopes, S.G.B.C. 2006. Bio – Volume 2. Saraiva, São Paulo.
Oliveira, E.C. 2003. Introdução à Biologia Vegetal. EDUSP, São Paulo.
Pereira, A.B. & Putzke, J. 1996. Propostas metodológicas para o ensino de botânica e ecologia. Sagra-Luzzatto, Porto Alegre.
Raven, P.H., Evert, R.F. & Eichhorn, S.E. 2007. Biologia vegetal. 7ª Ed. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro.
Saad, F.D., Reis, D.G. & Yamamura, P. 1995. Explorando o mundo das ciências através de experimentos simples. Apoio Vitae, São Paulo.
Santos, D.Y.A.C. (revisora) 2003. O mundo das plantas. Série saber mais. Editora Ática, São Paulo.
Santos, D.Y.A.C. Ceccantini, G. 2004. Propostas para o ensino de botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos fundamental e médio. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Santos, D.Y.A.C., Chow, F. & Furlan, C.M. 2008. A botânica no cotidiano. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Smith, A. 1996. The usborne big book of experiments. Usborne Publishing Ltd, London.
Walpole, B. 1988. Science experiments to amuse and amaze your fried. Random House, New York.
Nova Escola. A Revista do Professor. Editora Abril S.A., São Paulo. (www.novaescola.com.br)
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Volume 4 – Ciências Naturais. 2000. MEC/SEF, Brasília. 2ª. ed.
 

Clique para consultar os requisitos para BIB0441

Clique para consultar o oferecimento para BIB0441

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP