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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Botânica
 
Disciplina: BIB0443 - Teoria e Prática de Educação Ambiental em Unidades de Conservação Marinha
Practice of environmental education at marine protected areas

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1 - Apresentação dos conceitos e objetivos da educação ambiental no contextomundial do Século XXI; 2 - Apresentação da evolução da educação ambiental nos ecossistemas marinhos do Brasil; 3 - Treinamento em técnicas de programação e implantação de atividades de Educação Ambiental; 4 - Treinamento nas habilidades necessárias para implantação da atividade prática escolhida, dentre as opções oferecidas dentro do Projeto Trilha Sub-aquática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085090 - Flavio Augusto de Souza Berchez
 
Programa Resumido
Conceitos e objetivos atuais da educação ambiental. Introdução às práticas de educação ambiental nos ecossistemas marinhos, com ênfase nas ações desenvolvidas no Brasil. Introdução a pesquisa científica de avaliação de ações em educação. Prática de implementação de ações de educação ambiental nos ecossistemas marinhos e nas habilidades necessárias para tanto.
 
 
 
Programa
Teórico 1) Indicadores conceituais e objetivos da educação ambiental a nível mundial. 2) Experiências de educação ambiental no mar realizadas no Brasil. 3) Pesquisa em educação ambiental: avaliação do cimpacto de atividades no público-alvo e no meio ambiente. 4) Técnicas em educação ambiental utilizadas nas atividades atualmente em desenvolvimento no Brasil. 5) Montagem de projetos em educação ambiental no mar: objetivos, impacto, segurança, divulgação, legislação. 6) O ambiente marinho: comunidades bentônicas de substrato consolidado, principais organismos e características. Prática 1) Familiarização com as atividades de educação ambiental do Projeto Trilha sub-aquática. Escolha, dentre as várias opções, de uma a ser desenvolvida. 2) Avaliação da atividade quanto a objetivos, técnicas e coerência. Sugestão de alterações e aperfeiçoamentos. 3) Seleção e preparo de material e treinamento para a atividade. 4) Desenvolvimento da atividade, incluindo a avaliação de resultados básicos (impacto, ganhos cognitivos e de habilidades). 5) Avaliação da atividade e proposição de alternativas e aperfeiçoamento (relatório final).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudo dirigido a distância, aulas expositivas, palestras de professores convidados, atuação prática como monitor, reuniões diárias de revisão de métodos de atuação, conteúdo e conceitos, elaboração de relatório com supervisão. Atividades discentes: Estudo dirigido a distância, aulas teóricas, prática de monitoria, prova e elaboração de relatório.
Critério
Provas teóricas, relatório e conceitos durante as atividades.
Norma de Recuperação
Prova, relatório e atuação prática como monitor (avaliada) durante o semestre a que corresponde o curso condensado, em data correspondente a disponibilidade de tempo dos alunos.
 
Bibliografia
     
BERCHEZ, F.; CARVALHAL, F. & ROBIM, M.J. Underwater Interpretative Trail - guidance to improve education and decrease ecological damage. Environmental and sustainable Development Journal (em análise).
HAWKINS, J.P. and ROBERTS, C.M. (1993) 'Effects of recreational scuba diving on coral reefs: trampling on reef-flat communities'. J. of Applied Ecology, Vol. 30, pp. 25-30.
HAWKINS, J.P., ROBERTS, C.M., VAN'HOF, T., MEYER, K., TRATALOS, J. and ALDAM, C. (1999). 'Effects of Recreational Scuba Diving on Caribbean Coral and Fish Communities. 'Conservation Biol., Vol. 13 pp. 888-897.
LA TROBE, H.L., and ACOTT, T.G. (2000) 'A modified NEP/DSP environmental attitudes scale. 'j. OF Environmental Education, Vol. 32, pp. 12-20.
NEGRA, C. and MANNING, R.E. (1997) 'Incorporating Environmental Behavior, Ethics, and Values Into Nonformal Environmental Education Programs. 'J. of Environmental Education, Vol. 28, pp. 10-21.
TABANEZ, M.F., PADUA, S.M., SOUZA, M.G., CARDOSO, M. and GARRIDO, L. (2002) Avaliação de Trilhas Interpretativas para Educação Ambiental, in S.M. Padua and M.F. Tabanez(eds), Educação Ambiental - caminhos trilhados no Brasil, p. 89-102. IPE - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Brasília.
WEGNER, E. (2002) Proposta metodológica para implantação de tilhas subaquáticas na Ilha João da Cunha, Porto Belo, SC. Monograph, Univale, Itajaí, 112p.
 

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