Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Ecologia
 
Disciplina: BIE0213 - Ecologia de Indivíduos e Populações
Ecology of Individuals and Populations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 16 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos; 3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia; 4) Estabelecer relações entre as abordagens dos conteúdos desta disciplina e as utilizadas no Ensino Básico, a fim de favorecer a transposição de conceitos ecológicos, no âmbito da Prática como Componente Curricular. 5) Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62581 - Ana Lucia Brandimarte
1052421 - Isabel Alves dos Santos
62500 - Roberto Munehisa Shimizu
 
Programa Resumido
1.	Ecologia: Âmbito e abordagens
2.	Organismos e seu ambiente
3.	Condições e recursos
4.	Nicho ecológico
5.	Padrões espaciais e temporais de populações 
6.	Interações entre populações
 
 
 
Programa
1.	Ecologia: Âmbito e abordagens
2.	Organismos e seu ambiente
3.	Condições e recursos
4.	Nicho ecológico
5.	Padrões espaciais e temporais de populações 
6.	Interações entre populações
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas. - Resgate e aprofundamento de conceitos aprendidos no Ensino Básico. - Resolução de exercícios. - Aplicação de exercício prático. - Elaboração de material didático para o Ensino Básico. 12. Atividades discentes: - Leitura de textos. - Resolução de exercício durante a aula (em grupo). - Processamento e análise de dados, bem como interpretação e apresentação dos resultados, do exercício prático. - Desenvolvimento de protocolo de atividade prática destinada ao Ensino Básico.
Critério
- Notas de exercícios (por equipe), considerando a correta aplicação de conceitos e da escrita em língua portuguesa em situações problema; - Provas com notas individuais, considerando a correta aplicação de conceitos e da escrita em língua portuguesa em situações problema; - Nota do exercício prático (por equipe), considerando a correta aplicação de conceitos e da comunicação verbal em língua portuguesa em situação problema; - Nota de protocolo de atividade destinada ao Ensino Básico (por equipe), considerando a exequibilidade e adequação da atividade ao público alvo e a utilização da comunicação escrita em língua portuguesa.
Norma de Recuperação
Fórmula de cálculo da Nota de Recuperação NR (2ª. Avaliação): (a) – componente teórico da média final da disciplina (1ª. Avaliação) (b) – peso do componente teórico na média final da disciplina (1ª. Avaliação) (c) – componente da média final da disciplina (1ª. Avaliação) referente às aulas práticas (d) – peso do componente referente às aulas práticas na média final da disciplina (1ª. Avaliação). (e) – nota da Prova de Recuperação. A Nota de Recuperação (2ª. Avaliação) será calculada como se segue: No caso de disciplinas sem componente prático, a NR se simplifica para:
 
Bibliografia
     
BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. 2007 Ecologia de Indivíduos a Ecossistemas.  Porto Alegre, Artmed. 740p.
DEL-CLARO, K. & TOREZAN-SILINGARDI, H. M. 2011. Ecologia das Interações Plantas-Animais: uma abordagem ecológico-evolutiva. 1ª ed. Rio de Janeiro, Technical Books Editora. 336p.
GARCIA, O.M. 2007. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
KREBS, J.R. & DAVIES, N.B. (eds). 1996. Introdução à Ecologia Comportamental. São Paulo, Atheneu Editora. 420 p.
ODUM, E.P & BARRETT, GARY W. 2007.  Fundamentos de Ecologia 5ª ed. Thomson Pioneira. 612p.
PIANKA, E.R. 1999. Evolutionary ecology. 6th ed. HarperColins Colege Publishers.
RICKLEFS, R. E. 1996. A Economia da Natureza: um livro-texto em ecologia básica. 3ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. 470 p. (ou edições posteriores).
STILING, P.D. 1996. Ecology - theories and applications. Upper Saddle River, Prentice Hall. 539 p.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M. & HARPER, J. L. 2006. Fundamentos em Ecologia. 2ª ed. Porto Alegre, Artmed Editora. 592p. (ou edições posteriores).
 

Clique para consultar os requisitos para BIE0213

Clique para consultar o oferecimento para BIE0213

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP