Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Ecologia
 
Disciplina: BIE0319 - Indagações Ecológicas no Ambiente Escolar: Aprendizagem e Ensino
Ecological Inquiry in Schoolyard: Developing Hands-on Activities for Ecology Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 
2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 
3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 
4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 
5.  Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações; 
6. Fornecer aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos que pensem e decidam de forma crítica sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2801226 - Silvana Busato
 
Programa Resumido
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 
2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 
3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 
4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 
5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações;
 
 
 
Programa
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 
2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 
3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 
4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 
5.  Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações;
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Notas para as Indagações elaboradas em grupo e individual; - Notas em exercícios; - Provas
Critério
A média final será calculada, com as notas obtidas, pela formula: 4 x (notas Indagações Individuais) + 4 x (nota da prova) + 2 x (nota Indagações em grupo) + média exercícios / 11
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Associado aos artigos selecionados para cada aula, os livros abaixo constituem referências básicas para vários dos assuntos abordados. A literatura e vídeos apresentados estarão em sua maioria em espanhol.

Arango, N., Chaves, M.E y Feinsinger, P. 2002. Guia metodológica para la enseñanza de ecología em el pátio de la escuela. Audubon – Programa para a América Latina y el Caribe.
Feinsinger, P. 2012. Lo que Es, lo que podría ser y El análisis e interpretación de los datos de un estúdio de campo. Ecologia en Bolívia 47: 1-6
Feinsinger, P. 2013. El diseño de estúdios de campo para La conservación de La biodiversidad. Editorial FAN, Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.
Feinsinger, P. 2013. Metodologias de investigación en ecologia aplicada y Basica: Cuál estoy siguiendo, y por qué? Revista Chilena de Historia Natural 86: 385-402.
Feinsinger, P. & Ventosa Rodrigues, I. 2014. Suplemento decenal al texto "El diseño de estudios de campo para la conservación de la biodiversidad". Editorial FAN-Bolivia. 156 p.
Feinsinger, P.; Ventosa Rodríguez, I., Izquierdo, A.E. & Buzato, S. 2020 The Inquiry Cycle and Applied Inquiry Cycle: Integrated Frameworks for Field Studies in the Environmental Sciences. BioSciences: doi:10.1093/biosci/biaa108  
 

Clique para consultar os requisitos para BIE0319

Clique para consultar o oferecimento para BIE0319

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP