Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Ecologia
 
Disciplina: BIE0319 - Indagações Ecológicas no Ambiente Escolar: Aprendizagem e Ensino
Ecological Inquiry in Schoolyard: Developing Hands-on Activities for Ecology Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
. Objetivos: 1) apresentar a proposta pedagógica, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 2)exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 3) apresentar e exercitar os tipos de indagação: guiada, semi-guiada e livre; 4) desenvolver a habilidade de aprender com autonomia e pensar criticamente, integrando áreas de conhecimento, a fim de encontrar soluções para os problemas locais; 5) prover aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos de uma comunidade que pensem e decidam crítica e conscienciosamente sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
501489 - Daniela Lopes Scarpa
90482 - Sergio Rosso
2801226 - Silvana Buzato
 
Programa Resumido
1. O desenvolvimento histórico da proposta pedagógica baseada no Ciclo de Indagação e o Ensino de Ecologia no Pátio da Escola;
2. O ciclo das classes de indagações: a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais;
3. Esquema conceitual de temas adequados ao desenvolvimento de investigações ecológicas no ambiente escolar;
4. O delineamento da indagação;
5. Elaboração das indagações ecológicas;
6. PCNs e a indagação interdisciplinar;
7. Aplicação da proposta metodológica;
8. A declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações.
 
 
 
Programa
1. O desenvolvimento histórico da proposta pedagógica baseada no Ciclo de Indagação e o Ensino de Ecologia no Pátio da Escola;
2. O ciclo das classes de indagações: a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais;
3. Esquema conceitual de temas adequados ao desenvolvimento de investigações ecológicas no ambiente escolar;
4. O delineamento da indagação;
5. Elaboração das indagações ecológicas;
6. PCNs e a indagação interdisciplinar;
7. Aplicação da proposta metodológica;
8. A declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas práticas e expositivas.
Critério
- Notas para a Indagações elaboradas (grupo e individual);
- Nota para o Relatório sobre a aplicação da proposta pedagógica.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Arango, N., Chaves, M.E y Feinsinger, P. 2002. Guia metodológica para la enseñanza de ecología em el pátio de la escuela. Audubon – Programa para a América Latina y el Caribe.

 

Clique para consultar os requisitos para BIE0319

Clique para consultar o oferecimento para BIE0319

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP