1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações; 6. Fornecer aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos que pensem e decidam de forma crítica sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações;
Associado aos artigos selecionados para cada aula, os livros abaixo constituem referências básicas para vários dos assuntos abordados. A literatura e vídeos apresentados estarão em sua maioria em espanhol. Arango, N., Chaves, M.E y Feinsinger, P. 2002. Guia metodológica para la enseñanza de ecología em el pátio de la escuela. Audubon – Programa para a América Latina y el Caribe. Feinsinger, P. 2012. Lo que Es, lo que podría ser y El análisis e interpretación de los datos de un estúdio de campo. Ecologia en Bolívia 47: 1-6 Feinsinger, P. 2013. El diseño de estúdios de campo para La conservación de La biodiversidad. Editorial FAN, Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Feinsinger, P. 2013. Metodologias de investigación en ecologia aplicada y Basica: Cuál estoy siguiendo, y por qué? Revista Chilena de Historia Natural 86: 385-402. Feinsinger, P. & Ventosa Rodrigues, I. 2014. Suplemento decenal al texto "El diseño de estudios de campo para la conservación de la biodiversidad". Editorial FAN-Bolivia. 156 p. Feinsinger, P.; Ventosa Rodríguez, I., Izquierdo, A.E. & Buzato, S. 2020 The Inquiry Cycle and Applied Inquiry Cycle: Integrated Frameworks for Field Studies in the Environmental Sciences. BioSciences: doi:10.1093/biosci/biaa108