Público
ETAPA VIRTUAL - MATRÍCULA DE INGRESSANTE
___________________
Lista de Convocados - SISU
Lista de Matriculados - SISU
Manifestação de Interesse - SISU
Classificação Lista de Espera - SISU
____________________
Calendário Escolar
2019
2018
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2018-2019
PEEG
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Graduação
Instituto de Biociências
Ecologia
Disciplina: BIE0319 - Indagações Ecológicas no Ambiente Escolar: Aprendizagem e Ensino
Ecological Inquiry in Schoolyard: Developing Hands-on Activities for Ecology Education
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2019
Desativação:
Objetivos
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações; 6. Fornecer aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos que pensem e decidam de forma crítica sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.
Docente(s) Responsável(eis)
2801226 - Silvana Buzato
Programa Resumido
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações;
Programa
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações;
Avaliação
Método
- Notas para as Indagações elaboradas em grupo e individual; - Notas em exercícios; - Provas
Critério
A média final será calculada, com as notas obtidas, pela formula: 4 x (notas Indagações Individuais) + 4 x (nota da prova) + 2 x (nota Indagações em grupo) + média exercícios / 11
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
Bibliografia
Arango, N., Chaves, M.E y Feinsinger, P. 2002. Guia metodológica para la enseñanza de ecología em el pátio de la escuela. Audubon – Programa para a América Latina y el Caribe.
Clique para consultar os requisitos para BIE0319
Clique para consultar o oferecimento para BIE0319
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP