Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Ecologia
 
Disciplina: BIE0320 - Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais
Population and Community Ecology of Plants

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Conhecer e explorar os fatores e processos determinantes da distribuição e das abundâncias dos vegetais, usando como estratégia de ensino a análise crítica de artigos científicos (textos para leitura em inglês), associada a aulas expositivas e ao conhecimento de abordagens analíticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5493601 - Adriana Maria Zanforlin Martini
198471 - Alexandre Adalardo de Oliveira
3447762 - Paulo Inácio de Knegt López de Prado
 
Programa Resumido
Dinâmica de populações vegetais - Viagem didática de campo - Estrutura de populações vegetais - Dinâmica de comunidades vegetais - Estrutura de comunidades vegetais.
 
 
 
Programa
Módulo 1 - Dinâmica de populações vegetais - Definição - Métodos de análise de dados: análise de padrões temporais; modelos de crescimento populacional; modelos matriciais; análise de sensibilidade e elasticidade; estocasticidade ambiental e demográfica. Obs.: a cada ano de oferecimento da disciplina, um tipo de método será abordado de forma mais aprofundada e os demais serão apresentados em aula expositiva. - Principais contextos teóricos: processos relacionados a mudanças temporais em populações; efeitos dependentes e independentes da densidade; modelo Janzen-Connell (distância e densidade); interações com inimigos naturais; interações competitivas; interações de facilitação. Viagem didática de campo - Viagem para conhecimento de uma área de vegetação monitorada. Nessa viagem os alunos coletam os dados que serão analisados em sala de aula como parte das atividades do módulo 2. Além disso, a partir de informações obtidas nessa viagem os alunos da disciplina começam a estruturar as perguntas do projeto de pesquisa que será apresentado como trabalho final da disciplina. Módulo 2 - Estrutura de populações vegetais - Definição - Métodos de análise de dados: estrutura espacial em diferentes escalas; índices de agregação; uso de testes de Monte Carlo para avaliar significância. Obs.: a cada ano de oferecimento da disciplina, um tipo de método será abordado de forma mais aprofundada e os demais serão apresentados em aula expositiva. - Principais contextos teóricos: relações entre padrões e processos; processos baseados em nicho; associação com habitats; limitação de dispersão; importância da estrutura espacial na análise de interações ecológicas. Módulo 3 - Dinâmica de comunidades vegetais - Definição - Métodos de análise de dados: modelos de dinâmica estocástica; modelos de soma zero; simulação de modelos neutros; modelos de metacomunidade com e sem migração. - Principais contextos teóricos: teoria neutra da biodiversidade; biogeografia de ilhas; estocasticidade demográfica; processos baseados em nicho; processos de dispersão e migração; processos estabilizadores e equalizadores. Módulo 4 - Estrutura de comunidades vegetais - Definição - Métodos de análise de dados: índices de similaridade; métodos multivariados de análise de estrutura de comunidades; relações filogenéticas em comunidades vegetais. Obs.: a cada ano de oferecimento da disciplina, um tipo de método será abordado de forma mais aprofundada e os demais serão apresentados em aula expositiva. - Principais contextos teóricos: padrões e processos relacionados a riqueza, abundância e composição de espécies em comunidades vegetais; componentes da diversidade (alfa, beta e gama); mecanismos de coexistência de espécies; processos neutros; processos baseados em nicho; história e filogeografia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Fichas de leitura e análise crítica de um conjunto de artigos científicos para cada módulo da disciplina. - Participação em discussões de artigos científicos em sala de aula. - Relatório da análise dos dados coletados na viagem didática de campo. - Apresentação de trabalho final.
Critério
- Média ponderada das atividades desenvolvidas, cujos pesos serão definidos no início de cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
- Begon, M., Townsend, C.R., Harper, J.L. 2007. Ecologia: de Indivíduos a Ecossistemas. Ed. Artmed, São Paulo. - Gotelli, N. 2007. Ecologia. Ed. Planta. Londrina. - Gurevitch, J., Scheiner, S.M., Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. Ed. Artmed, São Paulo. - Ricklefs, R.E. 2003. A Economia da Natureza. 5ª edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro - Rizzini, C.T. 1997. Tratado de Fitogeografia do Brasil . 2a. ed. Âmbito Cultural Edições Ltda. - Walter, H. 1986. Vegetação e Zonas Climáticas. EPU Editora, São Paulo. - um conjunto de artigos científicos em inglês será selecionado a cada ano para contemplar os temas principais abordados.
 

Clique para consultar os requisitos para BIE0320

Clique para consultar o oferecimento para BIE0320

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP