Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Ecologia
 
Disciplina: BIE0447 - Práticas de Análise de Dados Biológicos
Practices on Biological Data Analyses

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Prover meios para que os alunos apliquem as noções teóricas básicas que lhes são apresentadas na disciplina “Estatística”, ministrada por outra unidade, a dados biológicos/ecológicos. Ao final da disciplina espera-se que os participantes tenham domínio dos conceitos e procedimentos básicos em análise quantitativa, que estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos e a relatar os resultados e interpretações de forma clara e precisa tanto do ponto de vista conceitual como da língua portuguesa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62500 - Roberto Munehisa Shimizu
 
Programa Resumido
- Finalidade da Estatística - Tipos de variáveis - Distribuições de frequência - Medidas de tendência central - Medidas de dispersão - Probabilidades associadas aos valores de distribuições - Distribuição normal padrão: transformação Z - Teorema do limite central - Intervalo de confiança da média - Concepção e funcionamento dos testes estatísticos básicos: teste t para dados independentes, teste de Mann-Whitney, teste t para dados pareados, teste de Wilcoxon, análise de variância , teste de Kruskal-Wallis. - Erros tipos I e II, e influência de valores atípicos (“outliers”).
 
 
 
Programa
1. Finalidade da Estatística 2. Objetos e descritores: tipos de variáveis 3. Distribuições: noções gerais, distribuição uniforme, distribuição normal 4. Medidas de tendência central: médias, modas, medianas – características e aplicações 5. Medidas de dispersão: variância e desvio-padrão 6. Representação gráfica das distribuições 7. Distribuições e probabilidades associadas aos diversos valores: significado da área sob a curva descritora da distribuição 8. Distribuição normal padrão: transformação Z 9. Distribuições de médias amostrais: teorema do limite central, valores t de Student 10. Intervalo de confiança da média 11. Influência dos componentes do intervalo de confiança sobre a amplitude do mesmo: n, s, e t de Student 12. Concepção e funcionamento dos testes estatísticos básicos: teste t para dados independentes, teste de Mann-Whitney, teste t para dados pareados, teste de Wilcoxon, análise de variância, teste de Kruskal-Wallis. 13. Erros tipos I e II, e influência de valores atípicos (“outliers”).
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades desenvolvidas pelos participantes, baseadas nos conteúdos das aulas teóricas e em leituras de textos são: 1) Exercícios teórico-práticos: aplicação dos conceitos e procedimentos abordados em aula sobre conjuntos de dados disponibilizados e discussão dos resultados, para acompanhamento da compreensão e assimilação do conteúdo, e detecção de eventuais dificuldades encontradas durante o processo. 2) Trabalho final: Análise de situações específicas, aplicando os conceitos e métodos abordados nas aulas.
Critério
Aproveitamento no trabalho final em termos de compreensão do conteúdo e desenvoltura na aplicação dos mesmos. A adequação da comunicação verbal também será considerada em termos de interpretação das descrições das situações a serem analisadas, correção idiomática, precisão no uso dos conceitos e clareza na exposição de idéias.
Norma de Recuperação
Não há recuperação (não há como recuperar um curso essencialmente prático)
 
Bibliografia
     
Siegel, S. 1975 Estatística não-paramétrica. McGraw-Hill (ou edições mais recentes). Sokal, R.R. & Rohlf, F.J. 1995 Biometry. Freeman 887 pp (ou edições mais recentes). Underwood, A. J. 1997 Experiments in ecology: their logical design and interpretation using analysis of variance. Cambridge, Cambridge University Press, 504 p. Zar, J.H. 1996 Biostatistical analysis. Prentice-Hall 662 pp (ou edições mais recentes). Garcia, O.M. 2007. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
 

Clique para consultar os requisitos para BIE0447

Clique para consultar o oferecimento para BIE0447

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP