Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Ecologia
 
Disciplina: BIE0449 - ECOVOL: Fundamentos de Evolução para Estudos Ecológicos
ECOVOL: Fundaments in Evolution for Ecological Studies

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar e discutir estudos que enfatizam a relação entre ecologia e evolução. 2. Discutir as consequências da relação entre ecologia e evolução para a dinâmica populacional e montagem de comunidades. 3. Discutir estudos com abordagens teóricas e empíricas na área de ecologia evolutiva, a fim de que perguntas e delineamentos de amostragem possam ser amadurecidos. 4. Fomentar o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos nas discussões e na produção de material. 5. Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2801226 - Silvana Buzato
 
Programa Resumido
1. A natureza da evolução. 2. Seleção natural e outras causas de mudanças evolutivas.3.As bases genéticas da variação e a expressão da variação. 4. Evolução de histórias de vida. 5. A evolução do sexo e seleção sexual. 6. Conseqüências evolutivas da competição interespecífica. 7. Interação interespecífica e co-evolução. 8. Variação geográfica e adaptação. 9. Ecologia e a origem das espécies. 10. Evolução da Biodiversidade.
 
 
 
Programa
1. A natureza da evolução 2. Seleção natural e outras causas de mudanças evolutivas 3. As bases genéticas da variação e a expressão da variação 4. Evolução de histórias de vida 5. A evolução do sexo e seleção sexual 6. Conseqüências evolutivas da competição interespecífica 7. Interação interespecífica e co-evolução 8. Variação geográfica e adaptação 9. Ecologia e a origem das espécies 10. Evolução da Biodiversidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas práticas e expositivas.
Critério
- Nota para a Monografia, considerando a correta aplicação de conceitos, da escrita e da comunicação verbal em língua portuguesa em situações problema; - Nota para o Seminário, considerando a correta aplicação de conceitos e da comunicação verbal em língua portuguesa em situação problema; - Prova, considerando a correta aplicação de conceitos e da escrita em língua portuguesa em situações problema;
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Associado aos artigos selecionados para cada aula, os livros abaixo constituem referências básicas para vários dos assuntos abordados. A literatura e vídeos apresentados estarão em sua maioria em inglês. Cheplick, G. P. 2015. Approaches to Plant Evolutionary Ecology. Oxford University Press. Futuyma, D. 1998. Evolutionary Biology. Sinauer Associates, INC. Losos, JB etal. 2014. The Princeton Guide to Evolution. Princeton University Press. Mayhew, P.J. 2006. Discovering evolutionary ecology: bringing together ecology and evolution. Oxford University Press. Reznick, DN. 2010. The Origin then and now – an interpretive guide to the Origin of Species. Princeton University Press.
 

Clique para consultar os requisitos para BIE0449

Clique para consultar o oferecimento para BIE0449

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP