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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Ecologia
 
Disciplina: BIE0451 - Bioclimatologia Ecológica
Ecological Bioclimatology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 28 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1) apresentar noções básicas dos processos físicos envolvidos na caracterização do clima em suas diversas escalas;
2) Caracterizar os padrões climáticos como processos envolvendo fluxos de energia e massa.
3) Definir os processos típicos das diferentes escalas do clima e seu papel na interação entre os organismos e o meio.
4) Habilitar para a elaboração de projetos envolvendo o estudo do microclima ou inclusão desse estudo em projetos de outra natureza.
5) Estabelecer a relação entre o conteúdo desta disciplina e o conteúdo programático do ensino básico afim de possibilitar a transposição dos conceitos e práticas relacionadas ao ambiente no âmbito da Prática como Componente Curricular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64986 - Sergio Tadeu Meirelles
 
Programa Resumido
T- Introdução: Fatores e Escala do Clima
Hierarquia dos fatores envolvidos no microclima
T/P – Espectro eletromagnético e suas propriedades.
T/P –  Fluxo de radiação no sistema terra-atmosfera.
T/P – Interação entre a radiação e os organismos. 
Técnicas de medição de radiação
Excursão didática / operação de equipamentos de medição de variáveis do microclima e caracterização do microclima em ambientes naturais e alterados pelo homem.
T/P – Balanço de Radiação e Temperatura.
T/P – Regimes de temperatura; 
Fluxos convectivos e vento.
T/P – Fator água – umidade relativa e fluxo de calor latente.
T/P – Técnicas de medição do microclima e sistemas de aquisição de dados microclimáticos.
T/P – Técnicas estatísticas para análise de dados climáticos;
T/P – Caracterização do clima e elaboração de Climadiagramas e diagramas de Balanço Hídrico regional.
 
 
 
Programa
T- Introdução: Fatores e Escala do Clima
Hierarquia dos fatores envolvidos no microclima
T/P – Espectro eletromagnético e suas propriedades.
T/P –  Fluxo de radiação no sistema terra-atmosfera.
T/P – Interação entre a radiação e os organismos. 
Técnicas de medição de radiação
Excursão didática / operação de equipamentos de medição de variáveis do microclima e caracterização do microclima em ambientes naturais e alterados pelo homem.
T/P – Balanço de Radiação e Temperatura.
T/P – Regimes de temperatura; 
Fluxos convectivos e vento.
T/P – Fator água – umidade relativa e fluxo de calor latente.
T/P – Técnicas de medição do microclima e sistemas de aquisição de dados microclimáticos.
T/P – Técnicas estatísticas para análise de dados climáticos;
T/P – Caracterização do clima e elaboração de Climadiagramas e diagramas de Balanço Hídrico regional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas práticas e teóricas expositivas. - Aulas práticas de campo. As atividades durante o curso são dirigidas a capacitar o aluno a explorar as relações entre o organismo e o meio físico através de um estudo da influência do clima em suas diversas escalas sobre os aspectos funcionais dos seres vivos. Esse estudo envolve uma caracterização dos processos físicos associados aos fatores radiação, temperatura, água e solo e como afetam a fisiologia e o comportamento dos organismos. Para capacitação dos alunos o curso apresenta uma abordagem teórico-prática sendo que as aulas teóricas servem de apoio às práticas associadas. As aulas práticas consistem na observação e medição de processos envolvendo modelos físicos com o objetivo de explorar a dinâmica do fator estudado no ambiente natural. A capacitação do aluno envolve o conhecimento dos equipamentos utilizados para medição de variáveis do clima, abordando aspectos básicos do seu funcionamento e a sua operação correta. Além disso a disciplina incorpora adquirir familiaridade com unidades e escalas de medição, bem como as técnicas estatísticas básicas para descrição, avaliação e representação e validação dos resultados. A aplicação efetiva do conhecimento adquirido é feita através de uma excursão didática a campo, que inclui um treinamento da operação dos aparelhos em condições naturais encontradas pelo biólogo em atividades profissionais de caracterização de áreas naturais e em pesquisa de investigação científica de campo. A escolha do local é feita levando em conta condições ideais para estudo considerando a diversidade de substratos e materiais em regiões com áreas de vegetação protegida, cultivos variados, pastagens, solo nu, áreas urbanizadas e construções. A aplicação do conhecimento em campo parte da escolha do local para estudo e sua caracterização, operação dos equipamentos de medida, escolha das unidades de medição, seleção do intervalo para obtenção de medidas, duração da atividade de medição. A partir da experiência básica obtida com a atividade dirigida sobre a sistemática de obtenção de medidas, os alunos são convidados a propor projetos que envolvam a interação de padrões na escala microclimática com aspectos da biota, animais ou plantas. Os projetos são desenvolvidos em grupos de 3 a 5 alunos e seu resultado apresentado em um relatório e em um “pôster” ao final do curso, cuja avaliação servirá para caracterizar a nota obtida. A avaliação inclui a capacidade de interpretar textos e apresentar expressão fluente em linguagem técnica esperada para o nível de formação superior bem como redigir relatórios de forma compreensível usando ortografia e gramática corretas.
Critério
- Relatórios das aulas práticas e Trabalho de conclusão da disciplina
Norma de Recuperação
- Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Angelocci, L.R. 2002. Água na planta e trocas gasosas/energéticas com a atmosfera: introdução ao tratamento biofísico. Piracicaba.
Carvalho, A. M. P. (Org.) Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage, 2013.
Garcia, O.M. 2007. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas
Gates, D.M., 1980. Biophysical Ecology. Springer-Verlag. New York.
Geiger, R. 1961. Manual de microclimatologia. O clima da camada de ar junto ao solo. 4 ed. Lisboa: Fundação Gulbekian.
Grace J 1983. Plant-atmosphererelationships. Chapman & Hall, London.
Krasilchik, M. Prática de ensino de biologia. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004.
Ometto, J.C. 1981. Bioclimatologia Vegetal. São Paulo: Editora Agronômica Ceres. 
Oke, T. R. 1987.  Boundary Layer Climates, Methuen, New York.
Vianello, R.L., Alves, A.R. 1991 Meteorologia Básica e Aplicações. Viçosa: Imprensa Universitária, Universidade Federal de Viçosa.
 

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