Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Fisiologia
 
Disciplina: BIF0216 - Fisiologia Animal: Nutrição, Movimento e Osmorregulação
Animal Physiology: Feeding, Movement and Osmoregulation.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a compreender: (a) os mecanismos responsáveis pelas funções vitais de movimento e locomoção, alimentação e nutrição, regulação da composição de água e sais nos compartimentos corpóreos e excreção de subprodutos do metabolismo, identificando os elementos estruturais e processos envolvidos, nos vários níveis de organização animal; (b) os ajustes associados ao modo de vida dos animais e a sua interação com o ambiente, a escala temporal em que ocorrem e o processo de adaptação fisiológica. Desenvolver habilidades relacionadas à preparação e apresentação de seminários e de materiais didáticos para a diferentes níveis de ensino, assim como de proposição de questões sobre temas atuais relacionados ao programa da disciplina. Estas atividades, realizadas em grupo durante os três módulos da disciplina, serão compostas pelas seguintes etapas: (a) conversas entre os docentes e os grupos acerca do conteúdo e da forma de preparação dos resumos, dos materiais didáticos, das apresentações e das questões relacionadas aos temas selecionados; (b) apresentação dos seminários e dos materiais didáticos para toda a turma com tempo reservado para discussão geral sobre os conteúdos e reflexão sobre as estratégias utilizadas. Tais abordagens buscam propiciar a aprendizagem e o aprimoramento de conteúdos da disciplina, assim como promover experiências de desenvolvimento de procedimentos particulares ao exercício da docência, para a qual são destinadas às horas de PCC.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
447583 - Beatriz Pacheco Jordao
2937176 - Maíra Batistoni e Silva
3395383 - Márcio Reis Custódio
3276737 - Pedro Augusto Carlos Magno Fernandes
 
Programa Resumido
1. Movimento: contração muscular, produção de força, desempenho locomotor e comportamento. Controle neural do movimento. Adaptações e funções especiais das musculaturas lisas e estriadas. 2. Nutrição: alimentação, digestão e absorção. Adaptações à composição da dieta e à escassez de alimento. 3. Osmorregulação: rins e função renal. Ingestão de água e sais e balanço hídrico e eletrolítico. Osmorregulação e excreção em diferentes organismos e adaptações à diferentes habitats. 4. Transposição didática: conceito e elementos.
 
 
 
Programa
1) Mecanismos fisiológicos associados com a contração muscular, produção de força e movimento. 2) Acoplamento excitação-contração. 3) Comparação funcional entre as musculaturas esquelética, cardíaca e lisa. 4) Relações entre diferentes fibras musculares esqueléticas com o desempenho locomotor e comportamento. 5) Adaptações e funções especiais dos diferentes tipos de músculos. 6) Alimentação, digestão e absorção. 7) Adaptações à composição da dieta e ao regime alimentar. 8) Nutrição e formação de estoques de substratos energéticos. 9) Controle da fome e da saciedade. 10) Ingestão de água e sais e balanço hídrico e eletrolítico. 11) Osmorregulação e excreção em organismos aquáticos e ajustes à salinidade do meio. 12) Osmorregulação e excreção em organismos terrestres. 13) Ajustes à escassez de água. 14) Rim e função renal. 15) Equilíbrio ácido-básico em organismos aquáticos e terrestres. 16) Transposição didática: transformação dos saberes científicos para fins didáticos. 17) Estratégias para preparação e apresentação de seminários. 18) Produção de materiais didáticos relacionados aos tópicos abordados durante a disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas teóricas e avaliação de material associado às atividades de preparação e apresentação de seminários e material didático. Atividades discentes: leitura prévia de textos, preparação de resumos, apresentação de seminários, elaboração de questões e produção de material didático relacionados aos tópicos abordados na disciplina.
Critério
Desempenho em provas teóricas realizadas individualmente, qualidade na apresentação dos seminários e do material didático, dos resumos em língua portuguesa e das questões produzidas em grupo.
Norma de Recuperação
Avaliação de desempenho em prova teórica. O resultado final será dado pelo cálculo da média entre a nota da segunda avaliação e a nota final obtida nas atividades da disciplina.
 
Bibliografia
     
Aires MM (2012) Fisiologia (4ª Ed.) Guanabara-Koogan. Baer, M.F., Connors, B.W., Paradiso, M.A. (2008) Neurociências: desvendando o sistema nervoso. (3ª ed.) Porto Alegre, Artmed. Bizerra, A. F., & Ursi, S. (2014). Os saberes em sala de aula: diálogos da práxis docente. In Introdução aos estudos da educação I. São Paulo: USP/Univesp/Edusp. Guyton, A.C. & Hall, J.E. (2016). Textbook of Medical Physiology. (13a. ed.) Saunders Publ. Hill RW, Wyse GA, Anderson M (2011) Animal Physiology (2nd. Ed). Sinauer Associates. McArdle, W.D., Katch, F.I. & Katch, V.L. (1997). Exercise Physiology: Energy, Nutrition and Human Performance. Williams & Wilkins. Moyes CD, Schulte PM (2010) Princípios de Fisiologia Animal (2a. Ed). Artmed Editora. Randall, D.; Burggren, W. & French, K. (2001). Eckert Animal Physiology. Mechanisms and Adaptations (5th ed.). Freeman & Company. Schmidt-Nielsen, K. (1996). Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente. Livraria e Editora Santos. Willmer. P.; Stone, G, Johnston, I. 2000. Environmental Physiology of Animals. Blackwell Science Withers, P.C. (1992). Comparative Animal Physiology. Saunders Publ.
 

Clique para consultar os requisitos para BIF0216

Clique para consultar o oferecimento para BIF0216

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP