Capacitar o aluno a compreender a organização e o funcionamento dos sistemas nervoso e sensorial, em seus diferentes níveis de organização, analisando os mecanismos de detecção de alterações ambientais e integração, enfocando aspectos filogenéticos e adaptativos.
1. Níveis de organização neural, o conceito de unidades funcionais e homeostase. 2. Potencial de membrana, potencial de ação, comunicação celular e mecanismos de integração. 3. Mecanismos de transdução do sinal e potenciais receptores (ou geradores). 4. Sistemas sensoriais: órgãos dos sentidos, adaptação aos diferentes meios, integração neural em invertebrados e vertebrados. 5. Desenvolvimento e organização do sistema nervoso na filogênese. Centralização e cefalização. 6. Evolução do sistema nervoso dos vertebrados e invertebrados. 7. Aprendizagem, memória e atenção. 8. Mecanismos neurais do controle da locomoção vertebrados e invertebrados. 9. Sistema de controle neurovegetativo. 10. Geração de ritmicidade no sistema nervoso.11. Criação de material de ensino.
Tópicos tratados em aula 1. Seres vivos, Sistemas abertos, Interação e trocas com ambiente, Organização geral do Sistema Nervoso (SN), Níveis de organização 2. Potencial de Membrana, Potencial de Ação, Comunicação Celular, Sinapses e Mecanismos de integração 3. Simulação computacional da atividade eletrofisiológica de neurônios. 4. Aprendizagem, Memória e Atenção 5. Organização e evolução do sistema nervoso em invertebrados 6. Desenvolvimento ontogenético do SN, Evolução e aspectos comparativos em vertebrados 7. Transdução de sinais, potenciais receptores e introdução ao sistema sensorial e efeito de substâncias psicoativas 8. Quimiorrecepção em vertebrados 9. Sistema Visual de Vertebrados 10. Sistema Visual de Invertebrados 11. Mecanorrecepção em Invertebrados 12. Mecanorrecepção e controle motor em vertebrados 13. Audição e Aceleração Angular em vertebrados 14. Sistema Neurovegetativo 15. Neurossecreção e Geração de Ritmos Biológicos no Sistema Nervoso 16. Fotorrecepção Não-Formadora de Imagens 17. O ritmo da Vigília/Sono Atividades 1. Realização de trabalho baseado em ensino por investigação O trabalho consiste da escolha de um dos temas tratados na disciplina e desenvolvimento de pesquisa, com apresentação dos resultados. O material educativo deve envolver o transporte de conteúdos da disciplina para educação básica. O desenvolvimento do trabalho envolve o desafio de transposição e criação do material, obrigatoriamente com a produção do material (livro, peça expositiva etc). Estratégias de apoio didático Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs): - Uso de plataforma Moodle para disponibilização de conteúdos de aulas, materiais de apoio (vídeos, programa de simulação da atividade neuronal, simuladores em flash de ações de substâncias psicoativas, material de divulgação científica ligado ao conteúdo do curso e material didático do curso em dinâmica interativa em Flash) e material de aula prática. - Aulas em plataforma digital (.ppt e .pdf), disponibilizadas aos alunos por meio da plataforma Moodle - Uso de ferramenta de comunicação entre alunos, corpo docente e monitores via Facebook 2. Uso de estratégias de Ensino por investigação em aula. Uso de exemplos práticos em sala de aula com apoio de experimentação simplificada em aulas expositivas. Desenvolvimento de trabalho com a criação de uma abordagem de pesquisa e educação devotado ao ensino de conteúdo pertinente aos tópicos da disciplina. 3. Prática como componente curricular (PCCs) – Os alunos devem inserir a produção de conhecimento associado ao trabalho dentro de um contexto de ensino fundamental, reflexão do conteúdo aprendido com posterior transposição didática.
- Aires MM (2008) Fisiologia (3aed). Guanabara-Koogan. - Bear, M; Connors, B; Paradiso, M, (2012) Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso (4ª edição). ArtMed Editora. - Bullock, T e Kaas, J (2006) Evolution of Nervous Systems. Academic Press - Guyton AC, Hall JE (1996) Textbook of Medical Physiology (9thed). Saunders Publ. - Hill RW, Wyse GA, Anderson M (2008) Animal Physiology (2nded). Sinauer Associates. - Kandel E e Schwartz J (2000) Princípios de Neurociências (4ª edição). Artmed Editora - Lent, R. (2008) Cem bilhões de neurônios - conceitos fundamentais de neurociências (2ª edição). Atheneu - Moyes CD, Schulte PM (2010) Princípios de Fisiologia Animal (2a Ed). Artmed Editora. - Poeppel, Mangun, G e Gazzaniga, M (2006). The Cognitive Neurosciences (2a Ed). - Randall D, Burggren W, French K (2001) Eckert Fisiologia Animal: Mecanismos e adaptações (4ª ed). ). Guanabara-Koogan. - Schmidt-Nielsen K (1996) Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente. Livraria e Editora Santos. - Withers PC (1992) Comparative Animal Physiology. Saunders Publ.