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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Fisiologia
 
Disciplina: BIF0217 - Comunicação e Integração
Communication and Integration

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a compreender a organização e o funcionamento dos sistemas nervoso e sensorial, em seus diferentes níveis de organização, analisando os mecanismos de detecção de alterações ambientais e integração, enfocando aspectos filogenéticos e adaptativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
378475 - André Frazão Helene
73430 - Gilberto Fernando Xavier
831421 - Gisele Akemi Oda
5845721 - Michael Hrncir
 
Programa Resumido
1. Níveis de organização neural, o conceito de unidades funcionais e homeostase. 2. Potencial de membrana, potencial de ação, comunicação celular e mecanismos de integração. 3. Mecanismos de transdução do sinal e potenciais receptores (ou geradores). 4. Sistemas sensoriais: órgãos dos sentidos, adaptação aos diferentes meios, integração neural em invertebrados e vertebrados. 5. Desenvolvimento e organização do sistema nervoso na filogênese. Centralização e cefalização. 6. Evolução do sistema nervoso dos vertebrados e invertebrados. 7. Aprendizagem, memória e atenção. 8. Mecanismos neurais do controle da locomoção vertebrados e invertebrados. 9. Sistema de controle neurovegetativo. 10. Geração de ritmicidade no sistema nervoso.11. Criação de material de ensino.
 
 
 
Programa
Tópicos tratados em aula
1.	Seres vivos, Sistemas abertos, Interação e trocas com ambiente, Organização geral do Sistema Nervoso (SN), Níveis de organização
2.	Potencial de Membrana, Potencial de Ação, Comunicação Celular, Sinapses e Mecanismos de integração
3.	Simulação computacional da atividade eletrofisiológica de neurônios.
4.	Aprendizagem, Memória e Atenção
5.	Organização e evolução do sistema nervoso em invertebrados
6.	Desenvolvimento ontogenético do SN, Evolução e aspectos comparativos em vertebrados
7.	Transdução de sinais, potenciais receptores e introdução ao sistema sensorial e efeito de substâncias psicoativas
8.	Quimiorrecepção em vertebrados
9.	Sistema Visual de Vertebrados
10.	Sistema Visual de Invertebrados
11.	Mecanorrecepção em Invertebrados
12.	Mecanorrecepção e controle motor em vertebrados
13.	Audição e Aceleração Angular em vertebrados
14.	Sistema Neurovegetativo
15.	Neurossecreção e Geração de Ritmos Biológicos no Sistema Nervoso
16.	Fotorrecepção Não-Formadora de Imagens
17.	O ritmo da Vigília/Sono
Atividades
1.	Realização de trabalho baseado em ensino por investigação
O trabalho consiste da escolha de um dos temas tratados na disciplina e desenvolvimento de pesquisa, com apresentação dos resultados. O material educativo deve envolver o transporte de conteúdos da disciplina para educação básica. O desenvolvimento do trabalho envolve o desafio de transposição e criação do material, obrigatoriamente com a produção do material (livro, peça expositiva etc). Estratégias de apoio didático
Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs): - Uso de plataforma Moodle para disponibilização de conteúdos de aulas, materiais de apoio (vídeos, programa de simulação da atividade neuronal, simuladores em flash de ações de substâncias psicoativas, material de divulgação científica ligado ao conteúdo do curso e material didático do curso em dinâmica interativa em Flash) e material de aula prática. - Aulas em plataforma digital (.ppt e .pdf), disponibilizadas aos alunos por meio da plataforma Moodle - Uso de ferramenta de comunicação entre alunos, corpo docente e monitores via Facebook
2. Uso de estratégias de Ensino por investigação em aula. Uso de exemplos práticos em sala de aula com apoio de experimentação simplificada em aulas expositivas. Desenvolvimento de trabalho com a criação de uma abordagem de pesquisa e educação devotado ao ensino de conteúdo pertinente aos tópicos da disciplina.
3. Prática como componente curricular (PCCs) – Os alunos devem inserir a produção de conhecimento associado ao trabalho dentro de um contexto de ensino fundamental, reflexão do conteúdo aprendido com posterior transposição didática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, exercícios teórico-práticos, aulas práticas, seminários e realização de mini congresso com posteres produzidos pelos alunos com base em atividade de pesquisa realizada ao longo do curso pelos alunos.
Critério
Provas individuais, relatórios sobre as aulas práticas e avaliação de trabalho desenvolvido ao longo do semestre, apresentado ao final do semestre na forma de mini congresso com posteres.
Norma de Recuperação
A nota de recuperação corresponderá à nota que o aluno obtiver na prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
- Aires MM (2008) Fisiologia (3aed). Guanabara-Koogan.
- Bear, M; Connors, B; Paradiso, M, (2012) Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso (4ª edição). ArtMed Editora.
- Bullock, T e Kaas, J (2006) Evolution of Nervous Systems. Academic Press 
- Guyton AC, Hall JE (1996) Textbook of Medical Physiology (9thed). Saunders Publ.
- Hill RW, Wyse GA, Anderson M (2008) Animal Physiology (2nded). Sinauer Associates.
- Kandel E e Schwartz J (2000) Princípios de Neurociências (4ª edição). Artmed Editora
- Lent, R. (2008) Cem bilhões de neurônios - conceitos fundamentais de neurociências (2ª edição). Atheneu
- Moyes CD, Schulte PM (2010) Princípios de Fisiologia Animal (2a Ed). Artmed Editora.
- Poeppel, Mangun, G e Gazzaniga, M (2006). The Cognitive Neurosciences (2a Ed). 
- Randall D, Burggren W, French K (2001) Eckert Fisiologia Animal: Mecanismos e adaptações (4ª ed). ). Guanabara-Koogan.
- Schmidt-Nielsen K (1996) Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente. Livraria e Editora Santos.
- Withers PC (1992) Comparative Animal Physiology. Saunders Publ.
 

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