Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Fisiologia
 
Disciplina: BIF0440 - "Bases Fisiológicas e Evolução do Comportamento Animal"
Physiological bases and evolution of animal behavior

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno para compreender o estudo das bases funcionais e padrões evolutivos do comportamento animal, incluindo aspectos históricos e metodológicos da Etologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
378475 - André Frazão Helene
884302 - Fernando Ribeiro Gomes
 
Programa Resumido
1. Introdução: História da ciência e estudo do comportamento animal, histórico da etologia e o estudo das causas proximais e últimas do comportamento animal, instinto e aprendizado. 2. Evolução do sistema nervoso: Bases fisiológicas e padrões históricos de diversificação dos graus de especialização comportamental em invertebrados e vertebrados. 3. Comunicação animal: Conceitos básicos associados à transmissão de mensagem, características dos diferentes canais de comunicação, conceitos de pré-adaptação e exaptação aplicados à comunicação, viés-sensorial e exploração dos sentidos, valor adaptativo da sinalização. 4. Comportamento reprodutivo: Bases neuro-endócrinas do dimorfismo sexual, evolução da ansiogamia e seleção intra inter-sexual, evolução dos sistemas de acasalamento e do cuidado parental. 5. Comportamento alimentar e anti-preparatório: teoria da imagem de procura, teoria do forrageamento ótimo, evolução de dietas alternativas e a teoria dos jogos, camuflagem, mimetismo, implicações do comportamento alimentar e anti-predatório para a evolução da socialidade. 6. Comportamento social: Estrutura e dinâmica das sociedades animais, vantagens e desvantagens da vida em grupo, hierarquia de dominância social e territorialidade, seleção de parentesco, altruísmo recíproco, eussocialidade. 7. Bases fisiológicas e evolução da organização temporal do comportamento animal: Homeastase e comportamento – organização diária e anual do comportamento animal, bases neuro-endócrinas do comportamento diário em insetos. 8. Evolução da memória: Bases neurofisiológicas da memória em diferentes grupos – sistemas de memória e funções corticais.
 
 
 
Programa
1. Introdução: História da ciência e estudo do comportamento animal, histórico da etologia e o estudo das causas proximais e últimas do comportamento animal, instinto e aprendizado.
2. Evolução do sistema nervoso: Bases fisiológicas e padrões históricos de diversificação dos graus de especialização comportamental em invertebrados e vertebrados.
3. Comunicação animal: Conceitos básicos associados à transmissão de mensagem, características dos diferentes canais de comunicação, conceitos de pré-adaptação e exaptação aplicados à comunicação, viés-sensorial e exploração dos sentidos, valor adaptativo da sinalização.
4. Comportamento reprodutivo: Bases neuro-endócrinas do dimorfismo sexual, evolução da ansiogamia e seleção intra inter-sexual, evolução dos sistemas de acasalamento e do cuidado parental.
5. Comportamento alimentar e anti-preparatório: teoria da imagem de procura, teoria do forrageamento ótimo, evolução de dietas alternativas e a teoria dos jogos, camuflagem, mimetismo, implicações do comportamento alimentar e anti-predatório para a evolução da socialidade.
6. Comportamento social: Estrutura e dinâmica das sociedades animais, vantagens e desvantagens da vida em grupo, hierarquia de dominância social e territorialidade, seleção de parentesco, altruísmo recíproco, eussocialidade.
7. Bases fisiológicas e evolução da organização temporal do comportamento animal: Homeastase e comportamento – organização diária e anual do comportamento animal, bases neuro-endócrinas do comportamento diário em insetos.
8. Evolução da memória: Bases neurofisiológicas da memória em diferentes grupos – sistemas de memória e funções corticais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, resolução de exercícios teóricos-práticos, aulas práticas e demonstrativas em laboratório e campo.
Critério
Avaliação individual continuada em todas as aulas (AIC)
Prova final em dupla sem consulta (PF)
Nota final: (0.6 X AIC) + (0.4 XPF)
Norma de Recuperação
não há
 
Bibliografia
     
As referências bibliográficas abaixo são complementares por artigos científicos e de revisão
Alcock< J. 2010. Comportamento Animal: Uma Abordagem Evolutiva. Artmed. 9º. edição. 624pp. ISBN: 9788536324456
Anderson, M. 1994, Sexual Selection (Monographs in Ecology and Behavior ). Princeton University Press. 1o. edição., 599pp. ISBN: 0-691-03344-7
Becker, J.B., Breedlove, S.M., Crews, D.,McCarthy, M.M. (Ed.) 2002. Behavioral Endorcrionolgy. The MIT Press 2o. edição 776pp. ISBN: 0-262-02511-6.
Danchin, E., Giraldeau, L.-A,. Cézilly, F.(Ed.) 2008. Behavioral Ecology Oxford Univerty Press. 1o. edição 874pp. ISBN: 978-0-19-920629-2
Krebs, J.R., Davies, N.B. 1996. Introdução à Ecologia Comportamental. Atheneu São Paulo. 1º.edição. 420 pp. ISBN:85745463
Real, L. (Ed). 1994. Behaviora Mechanisms in Evolutionary Ecology. The University of Chicago Press. 469 pp. 1o. edição. ISBN: 0-226-70597-8
 

Clique para consultar os requisitos para BIF0440

Clique para consultar o oferecimento para BIF0440

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP