Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Fisiologia
 
Disciplina: BIF0441 - Neuroimunoendocrinologia
Neuroimunoendocrinology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a compreender e refletir sobre os diferentes mecanismos de integração funcional entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino em situações de higidez, estresse ou durante respostas fisiopatológicas. Além do embasamento teórico, a disciplina visa desenvolver a competência e a habilidade em analisar criticamente avanços científicos na área bem como transmitir suas opiniões de forma oral e escrita. Este treinamento será embasado em leituras clássicas e atualizadas apresentadas na forma de seminários e resumos. Por fim, os alunos serão estimulados a propor hipóteses e criar estratégias para testá-las.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3276737 - Pedro Augusto Carlos Magno Fernandes
53542 - Regina Pekelmann Markus
2071567 - Zulma Felisbina da Silva
 
Programa Resumido
Revisão de conceitos básicos de neurologia, imunologia e endocrinologia importantes na integração destes sistemas em situações de higidez e/ou durante quadros fisiopatológicos. Estudo das vias e mecanismos de comunicação bidirecional entre o sistema imunológico e os sistemas catecolaminérgicos, colinérgicos, dopaminérgicos e purinérgicos. Estudo das associações funcionais entre o sistema imunológico e os sistemas de produção de glicocorticóides e melatonina.
 
 
 
Programa
Nesta disciplina serão abordados os seguintes aspectos da integração funcional entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino: processos fisiológicos que integram funcionalmente os sistemas nervoso, imune e endócrino 1. Revisão de conceitos básicos de neurologia, imunologia e endocrinologia importantes para o entendimento da integração destes sistemas em situações de higidez e/ou quadros fisiopatológicos. 2. Controle circadiano do sistema imunológico. 3. Vias de entrada da informação imunológica periférica para o sistema nervoso central. 4. Comunicação funcional entre o sistema imunológico e o sistema catecolaminérgico. Controle autônomo simpático sobre o sistema imunológico em situações de higidez ou durante respostas fisiopatológicas. Receptores adrenérgicos/dopaminérgicos e respostas imunológicas. Efeitos moduladores de caecolaminas sintetizadas por células imunocompetentes. 5. Comunicação funcional entre o sistema imunológico e o sistema colinérgico. Controle autonômico parassimpático (reflexo vagal anti-inflamatório) sobre o sistema imunológico em situações de higidez ou fisiopatológicas. Receptores colinérgicos e respostas imunológicas. Efeitos moduladores de acetilcolina sintetizada por células imunocompetentes. 6. Comunicação funcional entre o sistema imunológico e o sistema purinérgico. Receptores purinérgicos e respostas imunológicas. Produção de ATP, ADP, AMP e adenosina por células imunocompetentes. Efeitos moduladores do ATP, ADP, AMP e adenosina sobre células imunocompetentes. 7. Ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). Vias de ativação do eixo HPA induzida por estresses físicos, psicológicos ou pela ativação do sistema imunológico. Efeitos dos glicocorticóides (receptores) sobre o sistema imunológico. 8. Eixo imune-pineal. Modulação da produção de melatonina pela glândula pineal induzida por mediadores imunológicos. Produção de melatonina por células imunocompetentes. Efeitos da melatonina sobre o sistema imunológico. 9. Neuroinflamação e doenças neurodegenerativas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados pela apresentação de seminários (artigos, temas ou hipóteses) relacionados com a disciplina e pelos resumos redigidos sobre as aulas e artigos discutidos em classe. Os seminários serão feitos em grupo e os resumos serão realizados individualmente.
Critério
A nota final será a média aritmética das notas obtidas nos seminários e nos resumos.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Abbas, A.K. & Lichtman, A.H. Cellular and molecular immunology. Updated Edition. Philadelphia: Elservier Sauders, 2005 Bear, M.F., Connors, B.W. & Paradiso, M.A. Neurociências. Desvendando o sistema nervoso, 3ª.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008. 896p. Sherwood, L., Klandorf. H> & Yancey, P.H. 1ª. Ed. – Belmont: Brlooks? Cole, Ceangage Learning, 2005. 759 p. Artigos selecionados anualmente serão disponibilizados no início da disciplina.
 

Clique para consultar os requisitos para BIF0441

Clique para consultar o oferecimento para BIF0441

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP