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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Fisiologia
 
Disciplina: BIF0443 - Fisiologia para o Ensino Médio
Health Physiology for High School

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O Professor de Biologia é o principal agente de saúde do país. A ele cabe ensinar as bases do funcionamento do corpo humano, suas alterações durante a vida e variações fisiopatológicas. Fisiologia - integrando o conhecimento e permitindo entender o que são processos fisiopatológicos que defendem o organismo de agressões e processos que resultam em patologias. Esta disciplina visa integrar os conhecimentos obtidos nas disciplinas regulares com a vivencia diária, hábitos e costumes regionais. Os temas sempre são abordados quanto aos avanços mais recentes, relevância na saúde e formas de transmissão do conhecimento. Os alunos terão contato com profissionais da saúde e também com professores do ensino médio. Exemplos de temas abordados: Processos de Defesa, Manuseio de Energia (obtenção e distribuição), Sistema Nervoso, Cronobiologia na Saúde e na Doença.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
447583 - Beatriz Pacheco Jordao
2178340 - Debora Rejane Fior Chadi
53542 - Regina Pekelmann Markus
 
Programa Resumido
O Curso abordará 3 temas principais entre os listados abaixo. Cada tema será desenvolvido num período de 4 semanas, visando revisão, estado da arte, transposição de conhecimento. Os temas serão abordados por professores de Fisiologia e por palestrantes da área médica. No final do Curso os alunos terão oportunidade de desenvolver aulas e material escrito para apresentar para professores do ensino médio, que são especialmente convidados para vir na última semana de aula. Esta atividade permite não apenas uma atualização dos professores do ensino médio, mas como um excelente debate. Os temas a serem abordados em 2018 serão: Cronobiologia - da Saúde à Doença Sistema Nervoso Central - regulação de processos autonômicos versus processos cognitivos Energia - ingesta e metabolização - Nós e nosso microbioma
 
 
 
Programa
Os temas acima apresentados serão desenvolvidos durante 4 semanas: Semana 1 - Estado da Arte e Revisão - Palestra ministrada por um Fisiologista (60 min) - para que o debate seja produtivo os alunos terão um período de 60 minutos para elaborar questões. Semana 2 - Palestra de um profissional da Saúde sobre o tema em questão - objetivo é ver como nossa população é exposta ao tema quando não está saudável. Este contato acaba gerando novas formas de transmitir o conhecimento. Será dada prioridade ao debate com dois intuitos; 1) esclarecimento; 2) construção de linguagem comum Semana 3 - Preparo de Seminários - alunos estarão em ambiente próprio para preparar material para serem apresentados na semana seguinte. Estes temas serão escolhidos nas semanas anteriores e no dia haverá orientação e elaborar os textos e seminários Semana 4 - Apresentação dos seminários - estes deverão conter o estado da arte e também comentários sobre a forma de transposição
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas. Planejamento e apresentação de seminários. Planejamento, desenvolvimento e realização de um curso de atualização em Fisiologia para professores em serviço, a ser ministrado pelos licenciados ao final da disciplina. Desenvolvimento de material didático com utilização das TICs.
Critério
Avaliação continuada - participação crítica e elaboração de questões e sugestões durante palestras. Avaliação pontual: seminários - preparo dos seminários e apresentação: escolha do conteúdo, organização e transmissão. Os alunos que assistem os seminários também serão avaliados, considerando sua capacidade crítica e grau de compreensão do que os colegas estão apresentado. Espera-se que dessa interação o conjunto dos alunos possa fazer críticas construtivas sobre cada seminário e com isto também participar do processo de avaliação.
Norma de Recuperação
Não ha recuperação.
 
Bibliografia
     
Aires, M.M; Fisiologia, 4 ed. Editora Guanabara-Koogan, 2012. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. CARVALHO AMP & GIL-PÉREZ D. Formação de professores de ciências. Editora Cortez, 2000. GUYTON, A.C. & Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12 ed.. Editora Elsevier, 2011. KRASILCHIK M. Práticas de Ensino de Biologia. EDUSP, 2004. Além dos livros tradicionais de Fisiologia e conhecimento dos programas que focam conceitos de Fisiologia e de material que dá suporte à transposição didática, os alunos também receberão textos atualizados para auxiliar no preparo dos seminários.
 

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