Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0113 - Biologia Humana
BIO0113-Human Biology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Conhecer os mecanismos básicos de herança de características humanas e as consequências fenotípicas de alterações nestes mecanismos. Conhecer as atitudes e os procedimentos a serem adotados com pacientes portadores de alterações fenotípicas devidas à etiologia genética.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
9248510 - Tábita Hünemeier
 
Programa Resumido
Padrões de transmissão dos genes. Variação na expressão dos genes. Mecanismos não-clássicos de herança genética. Herança multifatorial. Genética do Câncer. Biologia molecular nas doenças humanas. Alterações numéricas e estruturais dos cromossomos humanos. Cromossomos sexuais e suas anormalidades. Doenças genéticas de interesse para fonoaudiólogos. Surdez: formas genéticas. Triagem genética, aconselhamento genético e diagnóstico pré-natal.
 
 
 
Programa
Estrutura e Função dos Genes e Cromossomos. Variabilidade Genética. Padrões de transmissão dos genes. Variação na expressão dos genes. Mecanismos não-clássicos de herança genética. Alterações numéricas e estruturais dos cromossomos humanos. Cromossomos sexuais e suas anormalidades. Herança multifatorial: a genética das doenças comuns. Bases genéticas do Câncer. Origens evolutivas da linguagem falada. Surdez sindrômica e não-sindrômica. DNA mitocondrial e deficiência auditiva. Triagem genética, aconselhamento genético e diagnóstico pré-natal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas.
Critério
Duas provas parciais, cada uma com peso igual a 3,5. Apresentação de seminários em grupo, com peso igual a 2. Resenha de um artigo científico com peso igual a 1.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas, ou trabalhos): A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação. A recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
Genética Médica - 4ª Ed. Lynn B. Jorde, John C. Carey e Michael J. Bamshad. Elsevier Brasil, 2010.
Genes, Hearing, and Deafness: From Molecular Biology to Clinical Practice - 1st Ed. Alessandro Martini, Dafydd Stephens and Andrew P. Read. CRC Press, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0113

Clique para consultar o oferecimento para BIO0113

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP