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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0203 - Genética
Genetics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar condições para que o aluno seja capaz de reconhecer padrões de herança, formular hipóteses, resolver problemas e utilizar a metodologia básica empregada em análises genéticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80866 - Carlos Ribeiro Vilela
207205 - Denise Selivon Scheepmaker
8699071 - Sonia Cristina da Silva Andrade
7339675 - Tatiana Teixeira Torres
 
Programa Resumido
Leis de Mendel e suas expansões. Teoria cromossômica da herança. Mapeamento cromossômico. Modo de ação gênica.
 
 
 
Programa
Teórico: Hereditariedade pré-mendeliana e a natureza da ciência. O trabalho de Mendel. Probabilidade
e teste de hipótese genética (teste estatístico qui-quadrado). Padrões de herança quantitativa e quase-
quantitativa. Interação gênica e pleiotropia. Teoria cromossômica da herança. Sistemas de
determinação cromossômica do sexo (XX/X0, XX/XY, ZZ/Z0, ZZ/ZW). Padrões de herança autossômica
dominante, herança autossômica recessiva, ligada ao sexo dominante, ligada ao sexo recessiva e
holândrica. Compensação de dose. Alelos múltiplos. Ligação gênica, permutação, recombinação e
mapeamento cromossômico. Não disjunção cromossômica (primária e secundária). Determinação do
sexo. Mutações. Alelos letais. Hipótese um gene - uma enzima. Prático: Experimento com Drosophila
melanogaster, envolvendo a determinação dos padrões de herança de quatro mutações e mapeamento
cromossômico. Elaboração de um manuscrito simulado sobre o experimento realizado. Meiose e
recombinação intercromossômica: simulação com massa de modelar. Análise de metáfases mitóticas
(humanas e de moscas-das-frutas) e montagem de cariótipos (humanos e de outros animais).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura prévia dos textos disponíveis no Moodle, material de apoio virtual aos textos, aulas expositivas, vídeos selecionados do YouTube, aulas práticas, discussões em grupo, estudos dirigidos, desenvolvimento de projeto, resolução de problemas.
Critério
Três notas: 1) média aritmética simples dos questionários disponibilizados no Moodle da disciplina sobre os textos de leitura obrigatória do Moore (peso 1); 2) média aritmética simples dos questionários disponibilizados no Moodle da disciplina sobre os textos do Teste qui-quadrado e de Herança Quantitativa (peso 2); 3) manuscrito simulado do projeto prático executado em grupo (peso 7).
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova de recuperação. A prova de recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
Moore, J.A. (1986) Science as a way of knowing - Genetics. Amer. Zool. 26: 583-747. [texto traduzido e adaptado pelos docentes da disciplina Genética (BIO0201), do IB-USP, em 1995; revisado em 2022 e disponível no Moodle]. Griffiths, A.J.F.; Wessler, S.R.; Carroll S.B.; Doebley, J. (2015). Introduction to Genetic Analysis. W. H. Freeman, New York. 11th Ed.
 

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