Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0203 - Genética
Genetics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Propiciar condições para que o aluno seja capaz de reconhecer padrões de herança, formular hipóteses, resolver problemas e utilizar a metodologia básica empregada em análises genéticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80866 - Carlos Ribeiro Vilela
207205 - Denise Selivon Scheepmaker
54272 - Lyria Mori
8699071 - Sonia Cristina da Silva Andrade
7339675 - Tatiana Teixeira Torres
 
Programa Resumido
Leis de Mendel e suas expansões. Teoria cromossômica da herança. Mapeamento cromossômico. Modo de ação gênica.
 
 
 
Programa
Teórico: Hereditariedade pré-mendeliana e a natureza da ciência. O trabalho de Mendel. Probabilidade e teste de hipótese genética (teste estatístico qui-quadrado). Herança quantitativa. Interação gênica e pleiotropia. Teoria cromossômica da herança. Herança ligada ao sexo. Compensação de dose. Alelos múltiplos. Ligação gênica, permutação, recombinação e mapeamento cromossômico. Não disjunção cromossômica (primária e secundária). Determinação do sexo. Mutações. Genes letais. Teoria um gene - uma enzima.
Prático: Experimento com Drosophila melanogaster, envolvendo a determinação dos padrões de herança de quatro mutações e mapeamento cromossômico. Elaboração de um manuscrito simulado sobre o experimento realizado. Meiose e recombinação intercromossômica: simulação com massa de modelar. Análise de metáfases mitóticas e cariótipos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas, discussões em grupo, estudos dirigidos, desenvolvimento de projeto, resolução de problemas.
Critério
Duas provas teóricas (pesos 2 e 4) + relatório prático manuscrito simulado (peso 4).
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova de recuperação. A prova de recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
Moore, J.A. (1986) Science as a way of knowing - Genetics. Amer. Zool. 26: 583-747. texto traduzido e adaptado pelos docentes da disciplina Genética (BIO 0201), do IB-USP, em 1995.
Griffiths, A.J.F.; Wessler, S.R.; Carroll S.B.; Doebley, J. (2010). Introduction to Genetic Analysis. W. H. Freeman, New York. 10th Ed.
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0203

Clique para consultar o oferecimento para BIO0203

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP