Propiciar condições para que o aluno seja capaz de reconhecer padrões de herança, formular hipóteses, resolver problemas e utilizar a metodologia básica empregada em análises genéticas.
Leis de Mendel e suas expansões. Teoria cromossômica da herança. Mapeamento cromossômico. Modo de ação gênica.
Teórico: Hereditariedade pré-mendeliana e a natureza da ciência. O trabalho de Mendel. Probabilidade e teste de hipótese genética (teste estatístico qui-quadrado). Padrões de herança quantitativa e quase- quantitativa. Interação gênica e pleiotropia. Teoria cromossômica da herança. Sistemas de determinação cromossômica do sexo (XX/X0, XX/XY, ZZ/Z0, ZZ/ZW). Padrões de herança autossômica dominante, herança autossômica recessiva, ligada ao sexo dominante, ligada ao sexo recessiva e holândrica. Compensação de dose. Alelos múltiplos. Ligação gênica, permutação, recombinação e mapeamento cromossômico. Não disjunção cromossômica (primária e secundária). Determinação do sexo. Mutações. Alelos letais. Hipótese um gene - uma enzima. Prático: Experimento com Drosophila melanogaster, envolvendo a determinação dos padrões de herança de quatro mutações e mapeamento cromossômico. Elaboração de um manuscrito simulado sobre o experimento realizado. Meiose e recombinação intercromossômica: simulação com massa de modelar. Análise de metáfases mitóticas (humanas e de moscas-das-frutas) e montagem de cariótipos (humanos e de outros animais).
Moore, J.A. (1986) Science as a way of knowing - Genetics. Amer. Zool. 26: 583-747. [texto traduzido e adaptado pelos docentes da disciplina Genética (BIO0201), do IB-USP, em 1995; revisado em 2022 e disponível no Moodle]. Griffiths, A.J.F.; Wessler, S.R.; Carroll S.B.; Doebley, J. (2015). Introduction to Genetic Analysis. W. H. Freeman, New York. 11th Ed.