Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0205 - Fundamentos de Biologia Molecular
Fundamental Molecular Biology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Explicar em termos moleculares os fenômenos genéticos observáveis. Entender os conceitos genético-moleculares a partir de observações experimentais. Interpretar resultados experimentais e formular novas questões com base nessa interpretação. Reconhecer a Biologia Molecular como parte integrante de diversas áreas das Ciências Biológicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3795858 - Luciana Amaral Haddad
1303816 - Maria Cristina Arias
2378106 - Merari de Fatima Ramires Ferrari
2795255 - Regina Celia Mingroni Netto
 
Programa Resumido
Teórico: A descoberta do DNA – Replicação, mutação e reparo do DNA – O código genético- Transcrição e tradução – Regulação gênica em procariotos – noções de organização de genomas de procariotos e eucariotos – Tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações. Prático: Medidas – Extração de DNA genômico – Digestão de DNA por enzimas de restrição – Eletroforese – Análise e interpretação de separações eletroforéticas de ácidos nucleicos – Mapeamento por restrição – Clonagem molecular - PCR.
 
 
 
Programa
A Biologia Molecular é uma área em crescente desenvolvimento e atualmente faz parte do dia a dia da nossa sociedade. O curso tem por proposta iniciar os alunos nessa área, abordando os aspectos históricos e os fundamentos teóricos das principais descobertas. Serão trabalhados os tópicos centrais como: A descoberta do DNA, Replicação, mutação e reparo do DNA , O código genético, Transcrição e tradução, Regulação gênica em procariotos, Noções de organização de genomas de procariotos e eucariotos e Tecnologia do DNA recombinante. As aulas práticas têm por objetivo tornar a Biologia Molecular um pouco menos abstrata. Os alunos terão uma vivência de laboratório onde aprenderão algumas técnicas rotineiras da área, como uso de micropipetadores, extração de DNA, ação de enzimas (Nucleases e Enzimas de Restrição), eletroforese, análise e interpretação de separações eletroforéticas de ácidos nucleicos, mapeamento de restrição, clonagem molecular e PCR. Ao longo do curso os alunos desenvolverão modelos didáticos voltados para o ensino de Biologia Molecular no Ensino Superior e Médio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas, exercícios e modelo didático.
Critério
Exercícios (peso 1) + Prova 1 (peso 3) + Prova 2 (peso 4) + Modelo didático (peso 2).
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova de recuperação. A prova de recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
Textos elaborados pelos docentes da disciplina. Griffiths; Wessler; Lewontin; Gelbart; Suzuki; Miller (2009). Introdução à Genética. Nona Edição, Editora Guanabara-Koogan S.A. Lodish; Berk; Matsudaira; Kaiser; Krieger; Scott; Zipursky; Darnell (2004) Molecular Cell Biology. 5th Edition. WH Freeman & Co., New York. Watson; Baker; Bell; Gann; Levine; Losick (2015). Biologia Molecular do Gene. Sétima Edição. Artmed Editora S.A. Levin B (2008) Genes IX. Jones & Barlet Pub., Boston, Toronto, London, Singapore.  
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0205

Clique para consultar o oferecimento para BIO0205

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP