Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0228 - Genética Humana
BIO0228-Human Genetics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno a base genética para a compreensão dos mecanismos funcionais humanos normais e anormais que resultam em doença genética e o conhecimento dos mecanismos genéticos de interesse na área de farmácia e bioquímica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2378106 - Merari de Fatima Ramires Ferrari
 
Programa Resumido
Padrões de herança. Herança quantitativa. Expressão gênica. Cromossomos sexuais. Gametogênese. Doenças genéticas. Mutações. Farmacogenética. Aconselhamento genético. Diagnóstico pré-natal. Tratamento das doenças genéticas. Genes nas populações.
 
 
 
Programa
Heredogramas. Herança autossômica e ligada ao X. Fatores complicadores dos padrões de heranças. Herança mitocondrial. Herança multifatorial. Cromossomos humanos. Mitose. Meiose. Gametogênese. Não-disjunção. Doenças causadas por alterações numéricas e estruturais dos cromossomos. Cromossomos sexuais, Inativação do cromossomo X. Determinação do sexo. Alterações do desenvolvimento sexual. Estrutura e Funcionamento dos genes. Mutações. Bases moleculares e bioquímicas das doenças genéticas. Doenças metabólicas. Farmacogenética. Teratogênese. Diagnóstico pré-natal. Aconselhamento genético. Tratamento de doenças genéticas. Genes nas populações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades em sala de aula ocuparão duas horas por semana. O tema será apresentado em forma de aula expositiva e/ou prática. As aulas práticas serão feitas em grupos.
Critério
A nota final será a média aritmética de duas provas, sendo a uma prova parcial e uma prova final, e três atividades práticas. A prova parcial versará sobre os temas abordados nas aulas anteriores. A prova final versará sobre toda a matéria, com ênfase nos assuntos tratados após a prova parcial. Será aprovado o aluno que obtiver média maior ou igual a 5.0 e frequência mínima às aulas de 70%.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação. A recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
1. Genética Médica. Jorde, Carey e Bamshad. Elsevier, 4ª. Ed., 2010.
2. Thompson & Thompson, Genética Médica. Nussbaum, McInnes, Willard. Elsevier, 7ª. Ed., 2008.
3. Introdução à Genética. Griffiths, Wessler, Lewontin, Gelbart, Suzuki e Miller. Guanabara, 9ª., 2008.
4. Genética Humana e Clínica. Otto, Otto e Frota-Pessoa. Roca, 1ª ed., 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0228

Clique para consultar o oferecimento para BIO0228

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP