Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0300 - Abordagens Multidisciplinares em Genética

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Abordar os problemas em Genética através das diversas perspectivas relativas aos diferentes níveis de organização dos sistemas biológicos; já que as características biologicamente herdáveis, sejam elas condições patológicas ou não, estão sob a influência de fatores moleculares, bioquímicos, subcelulares, fisiológicos, embriológicos e ambientais, bem como resultam de eventos históricos populacionais. A disciplina pretende discutir questões de genética de maneira multidisciplinar, envolvendo soluções não só teóricas, mas também de ordem prática. A disciplina também visa aprofundar o conteúdo conceitual, inserir temas complementares não abordados no núcleo básico e desenvolver habilidades científicas em geral, incluindo a análise genômica de dados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84540 - Carla Rosenberg
2378106 - Merari de Fatima Ramires Ferrari
1601256 - Oswaldo Keith Okamoto
90993 - Sergio Russo Matioli
 
Programa Resumido
Estudos de questões biológicas, identificação de problemas, planejamento de estratégias para estudo do problema, análise crítica de resultados.
 
 
 
Programa
Técnicas em genética. Banco de dados. Análise de resultados genéticos. Modelos animais e celulares. Técnicas de biologia celular/molecular. Análise de organelas em células vivas. Terapias com células tronco. Células tronco e câncer. Células tronco e neurodegeneração. Bases teóricas de estudos de associação de amplitude genômica. Estudos de interação gene-gene e gene-ambiente. A disciplina utilizará exemplos de doenças neurodegenerativas e câncer para ilustrar como aplicar os conceitos das aulas, entretanto o aprendizado poderá ser utilizado nas diversas áreas de interesse dos alunos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina empregará aulas teóricas e, principalmente, práticas. Inicialmente os docentes introduzirão seus temas de pesquisa e as grandes áreas possíveis para abordagem dos problemas. O curso envolverá docentes de diferentes áreas do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, tais como, de biologia celular, genética, biologia molecular e evolução. Os alunos deverão atuar de forma ativa na caracterização dos problemas levantados, na utilização das diferentes abordagens possíveis e serão treinados nas metodologias empregadas nessas abordagens.
Os grupos apresentarão de forma multidisciplinar os temas previamente escolhidos ao final da disciplina. O aluno será avaliado também pela participação durante as aulas ao longo do semestre.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver média maior ou igual a 5.0 e frequência mínima às aulas de 70%.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será a média entre a nota final obtida na disciplina e a nota do trabalho de recuperação que será oferecida segundo o calendário oficial da USP.
 
Bibliografia
     
1) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/
2) Alberts, J., Lewis, R., Roberts, K. e Walter, P.(2010). Biologia molecular da célula. Artmed, 5 ed.
3) Korf, B.R. (2006). Human Genetics and Genomics. Blackwell Science. 3 ed.
4) Nussbaum, R.L., McInnes, R.R. e Willard, H.F. (2008). Thompson & Thompson: Genética Médica. Elsevier, 7ª ed.
5) Mir, L.(2005). Genômica. Atheneu.
6) Strachan, T. e Read, A.P. (2010). Human Molecular Genetics. Garland Science, 4 ed.
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0300

Clique para consultar o oferecimento para BIO0300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP