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Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0309 - Introdução à Evolução Biocultural Humana
An introduction to human biocultural evolution

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1) transmitir aos alunos os conceitos básicos de Teoria Evolutiva aplicada a Biologia e aos estudos de cultura material; 2) apresentar um panorama geral sobre a história da evolução humana; 3) explorar a relação entre Biologia e Cultura através de abordagens como a Teoria da Transmissão Cultural e a Síntese Evolutiva Ampliada; 4) aproximar o conhecimento de referência com o conhecimento trabalhado na educação básica (PCC).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2218890 - Maria Mercedes Martinez Okumura
 
Programa Resumido
Darwin e seu impacto no pensamento moderno. Introdução à teoria evolutiva. Introdução à evolução humana. Primeiros hominínios e a bipedia. Origem e dispersão dos primeiros representantes do gênero Homo. Hominínios do Pleistoceno Médio. Surgimento e dispersão de Homo sapiens e sua interação com outros hominínios. A importância da cultura para a adaptação da linhagem hominínia. Domesticação e emergência da complexidade.

Necessidade do discente possuir conhecimento fluente da língua inglesa para acompanhamento da bibliografia do curso. 
 
 
 
Programa
O que nos faz humanos? O pensamento evolutivo até Darwin e Wallace. Síntese moderna da evolução. Seleção sexual. Humanos como primatas. Síntese Evolutiva Ampliada. Teoria da Transmissão Cultural. Introdução à evolução humana. Humanos como primatas. Primeiros hominínios e a bipedia. Sahelanthropus tchadensis. Orrorin tugenensis. Ardipithecus sp. Australopitecíneos. Origem e dispersão dos primeiros representantes do gênero Homo. Homo habilis. Homo erectus. Hominínios do Pleistoceno Médio. Homo heidelbergensis. Homo neanderthalensis. Surgimento e dispersão de Homo sapiens e sua interação com outros hominínios. A importância da cultura para a adaptação da linhagem hominínia. Indústria Olduvaiense, Indústria Acheulense, Indústrias do Paleolítico Médio e Superior. Domesticação e emergência da complexidade.

Necessidade do discente possuir conhecimento fluente da língua inglesa para acompanhamento da bibliografia do curso. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. Elaboração de seminários ou ensaios.
Critério
Proposta de avaliação continuada, com questões de avaliação toda aula, referentes à bibliografia recomendada. Participação em sala de aula. Apresentação de seminários ou trabalho escrito.
Norma de Recuperação
Sem recuperação.
 
Bibliografia
     
HENKE, W; TATTERSAL, I; HARDT, T. Handbook of Paleoanthropology. Berlin, Heidelberg: Editora Springer, 2007. 
LARSEN, C.K. A Companion to Biological Anthropology. Editora Willey-Blackwell, 2010. 
LIEBERMAN, D.E. A história do corpo humano: evolução, saúde e doença. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2015. 
MIRANDA, G.L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo (Revista de Ciências da Educação), 3: 41-50, 2007.
Ruppenthal, R; dos Santos, T.L.; Prati, T.V. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Cadernos do Aplicação, 24(2): 2011.
RIDLEY, M. Evolution. 3rd Ed. Malden (MA): Blackwell Publishing, 2003. 
ZIMMER, C. O livro de ouro da evolução. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
 

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