Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0312 - Biologia Evolutiva
Evolutionary Biology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Discutir temas atuais dentro da biologia evolutiva, com ênfase em abordagens que envolvem tratamento quantitativo e modelagem de processos biológicos, voltados para testar hipóteses. A disciplina abordará temas de uma forma integrativa, mostrando como análises moleculares, morfológicas, ecológicas, biogeográficas e sistemáticas podem ser combinadas para dar uma melhor compreensão dos processos geradores da diversidade biológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2555945 - Gabriel Henrique Marroig Zambonato
 
Programa Resumido
Origem e manutenção de fenótipos complexos: o mapeamento entre fenótipo e genótipo; arquitetura genética; integração morfológica; adaptação e acaso: modelos nulos e reconstrução de gradientes seletivos.
 
 
 
Programa
Teórico: Origem e manutenção de fenótipos complexos: o mapeamento entre fenótipo e genótipo; arquitetura genética; integração morfológica; adaptação e acaso: modelos nulos e reconstrução de gradientes seletivos. Origem e diversificação de linhagens evolutivas: espécies como linhagens; análise da variação geográfica; epistasia e efeito fundador. Prático: Análise de dados quantitativos, dando aos alunos a oportunidade de, na prática, realizar todas as etapas de um programa de investigação de investigação em genética quantitativa. Análises de dados em linguagens de programação R, implementação de pacotes estatísticos de análise, interpretação e discussão dos padrões encontrados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas de verificação de leitura e monografia final, compreendo análise de dados, discussão de metodologia e interpretação.
Critério
Provas de verificação de leitura e monografia final, compreendo análise de dados, discussão de metodologia e interpretação.
Norma de Recuperação
Sem recuperação.
 
Bibliografia
     
Falconer D (1989). An introduction to quantitative genetics, Longman
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0312

Clique para consultar o oferecimento para BIO0312

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP