Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0313 - Genética Evolutiva
Evolutionary Genetics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Introduzir os alunos aos conceitos de genética de populações e de modelagem de processos evolutivos, recorrendo a ferramentas quantitativas. Mostrar como modelos matemáticos podem ser usados para fazer inferências sobre processos que operam na natureza. Oferecer aos alunos uma postura crítica a respeito dos benefícios e desafios envolvidos em modelar processos evolutivos e genéticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
96220 - Diogo Meyer
 
Programa Resumido
Processos microevolutivos: seleção, deriva, estrutura populacional. Teoria da coalescência e sua relação com deriva genética. Modelos básicos de seleção natural. Ferramentas quantitativas para modelar processos microevolutivos. A teoria neutra da evolução molecular. A interação entre processos demográficos e seletivos. O planejamento de análises e testes de hipótese com base em modelos evolutivos. Aplicação dos testes de hipótese a questões evolutivas específicas, incluindo: fatores que determinam a diversidade genética, interação entre seleção e deriva, vantagens evolutivas do sexo e da recombinação.
 
 
 
Programa
Programa Teórico: Teorema de Hardy Weinberg, deriva genética, modelos determinísticos de seleção, mutação e migração, interação entre deriva e processos determinísticos, derivação de fórmulas básicas envolvendo esses processos. Estudos de caso envolvendo fatores que determinam a diversidade genética, interação entre seleção e deriva, vantagens evolutivas do sexo e da recombinação. Programa Prático: Realização de exercícios quantitativos para fixar conhecimento sobre modelos populacionais, discussão dos resultados em classe. Desenvolvimento de textos com definições e breves ensaios sobre os conteúdos abordados. Discussão detalhada de artigos da literatura científica primária para desenvolver argumentação crítica sobre métodos e forma de apresentação de testes de hipóteses evolutivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova de Verificação de Leitura, Trabalho final na forma de ensaio.
Critério
Média de prova final e atividades em sala.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
Artigos de literatura primária. Gillespie, J. 2004. Population Genetics: a concise guide. John Hopkins Nielsen and Slatkin, 2013. An Introduction to Population Genetics. Sinauer
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0313

Clique para consultar o oferecimento para BIO0313

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP