Desenvolver com os alunos conceitos de genética de populações e de modelagem de processos evolutivos, recorrendo a ferramentas quantitativas. Mostrar como modelos matemáticos podem ser usados para fazer inferências sobre processos que operam na natureza. Oferecer aos alunos uma postura crítica a respeito dos benefícios e desafios envolvidos em modelar processos evolutivos. Treinar os alunos para realizarem a leitura de artigos da literatura primária em genética de populações e evolução.
Processos microevolutivos: seleção, deriva, estrutura populacional. Teoria da coalescência e sua relação com deriva genética. Modelos básicos de seleção natural. Ferramentas quantitativas para modelar processos microevolutivos. A teoria neutra da evolução molecular. A interação entre processos demográficos e seletivos. O planejamento de análises e testes de hipótese com base em modelos evolutivos. Aplicação dos testes de hipótese a questões evolutivas específicas, incluindo: fatores que determinam a diversidade genética, interação entre seleção e deriva, vantagens evolutivas do sexo e da recombinação.
Programa Teórico: Teorema de Hardy Weinberg, deriva genética, modelos determinísticos de seleção, mutação e migração, interação entre deriva e processos determinísticos, derivação de fórmulas básicas envolvendo esses processos. Aulas realizadas com auxílio de vídeos disponibilizados no Youtube, com apresentação de conceitos básicos. Estudos de caso envolvendo fatores que determinam a diversidade genética, interação entre seleção e deriva, vantagens evolutivas do sexo e da recombinação. Programa Prático: Realização de exercícios quantitativos para fixar conhecimento sobre modelos populacionais, discussão dos resultados em classe. Desenvolvimento de textos com definições e breves ensaios sobre os conteúdos abordados. Discussão detalhada de artigos da literatura científica primária para desenvolver argumentação crítica sobre métodos e forma de apresentação de testes de hipóteses evolutivas.
Artigos de literatura primária. Gillespie, J. 2004. Population Genetics: a concise guide. John Hopkins Nielsen and Slatkin, 2013. An Introduction to Population Genetics. Sinauer Artigos da literatura primária, publicadas em revistas como PLOS Genetics, Evolution, Current Biology, Nature, entre outros.