Promover o ensino e aprendizagem da evolução biológica por meio de leitura e análise diacrônica de capítulos do livro “A origem das espécies” de Charles Darwin. Desenvolver uma compreensão funcional da seleção natural como principal, mas não exclusivo, mecanismo da evolução. Identificar e problematizar a ascendência de aspectos culturais e sócio-políticos da sociedade vitoriana sobre o pensamento biológico de Darwin. Abordar as ideias anteriores de transformação das espécies, o desenvolvimento da teoria de Darwin, a sua redução até a arquitetura da Síntese Moderna e sua expansão na Síntese Estendida. Reconhecer e utilizar a metodologia de pesquisa em história da ciência, mediante análise de fontes primárias e secundárias. Analisar os desafios do ensino de evolução apontados pela literatura da pesquisa em educação científica e o papel da História da Ciência na formação de pesquisadores e professores de ciências e biologia. Interagir com membros da comunidade de estudiosos de Darwin, do Brasil e do exterior, convidados a ministrarem palestras online, em português, espanhol e inglês.
Ensino de evolução. Ideias precedentes sobre a transformação das espécies. A viagem de Darwin no Beagle. Fontes de Darwin. Os primeiros escritos de Darwin. As teorias de Darwin sobre a evolução e a herança em “A origem das espécies” e outras obras. O pós-Darwin até a Síntese Moderna e a Síntese Estendida. Metodologia de estudos em História da Ciência e debates historiográficos. Aplicações contextuais da História da Ciência no Ensino de Ciências e Biologia.
Ensino de evolução. Ideias precedentes sobre a transformação das espécies: Buffon, Erasmus Darwin, Lamarck, Chambers. A viagem de Darwin no Beagle. Fontes de Darwin: Lyell, Malthus, Paley, Humboldt. Os primeiros escritos de Darwin: “Cadernos B, C, D e E (1837-1839)” e os “Ensaios” (1842 e 1844). As teorias de Darwin sobre a origem das espécies e a herança em “A origem das espécies”, “As variações de animais e plantas sob domesticação” e “A expressão das emoções no homem e nos animais”. O conceito de seleção natural de Alfred Russel Wallace. O pós-Darwin: debates entre os evolucionistas no final do século XIX. A Síntese Moderna e a Síntese Estendida. Metodologia de pesquisa em História da Ciência e debates historiográficos. Aplicações contextuais da História da Ciência no Ensino de Ciências e Biologia: estudos de caso sobre as ideias de Darwin na sala de aula usando metodologias ativas e ensino por investigação.
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