1) Fornecer aos alunos um quadro sintético da história evolutiva humana. 2) Caracterizar a evolução humana como um processo eminentemente biocultural. 3) Utilizar o processo de evolução dos hominídeos para ilustrar e discutir a teoria evolutiva orgânica em geral. 4) Discutir, de forma verticalizada, os mecanismos evolutivos implicados nos diferentes momentos da história evolutiva dos hominídeos. 5) Explorar a dinâmica dos processos evolutivos na história recente humana e sua dialética com a cultura.
1) Princípios de Antropologia Física e Evolução Humana; 2) Descobrindo Fósseis; 3)Primatas Não-Humanos; 4) As Origens dos Primatas; 5) As Raízes da Humanidade; 6) O Aparecimento dos Primeiros Homo; 7) O Homem Moderno; 8) A Revolução do Paleolítico Superior e a Mente Humana; 9) O Fim da Era do Gelo; 10) Domesticação e Sedentarismo; 11) Emergência da Complexidade Social; 12) Nutrição, Saúde e Dieta na História: Dimensões Bioculturais; 13) Epidemias, Impérios e Globalização; 14) Dilemas Evolutivos da Sociedades Industrial e Pós-Industrial. Avaliação: Testes de avaliação de leitura. Participação nas discussões em sala de aula. Trabalho final de curso Métodos: O curso é ministrado associando-se aulas expositivas (2h/semana) a discussões de textos programados e seminários (2h/semana). Os textos programados para discussão constituem leitura adicional às leituras básicas necessárias para o acompanhamento das aulas expositivas. Norma de recuperação: Entrevista com o professor + entrega de novo trabalho escrito,.
Larsen,C.S. 2008 Our Origins. Discovering Physical Anthropology. W.W. Norton & Company, New York.Lewins-Williams, D. 2002 The Mind in the Cave. Thames & Hudson, London. Capítulo 3 “A Creative Illusion”.Mithen, S. 2003 After The Ice: A Global Human History. Harvard University Press, Cambridge.Bellwood, P. 2005 First farmers: The Origins of Agricultural Societies. Blackwell, Oxford.Marcus, S. 2008 “The Archaeological Evidence for Social Evolution”. Annual Review of Anthropology, 37: 251-266.Diamond, J. 2003 Armas, Germes e Aço: Os Destinos das Sociedades Humanas. Record, Rio de Janeiro.Morfin, L.M.; McCaa, R.; Storey, R. & Del Angel, A. 2002 “Health and Nutrition in Pre-Hispanic Mesoamerica”. In: Steckel, R. & Rose, J. The Backbone of History: Health and Nutrition in the Western Hemisphere. Cambridge University Press, Cambridge.Fernandez-Armesto, F. 2004 Comida: Uma História. Record, Rio de Janeiro. Capítulo 5 “Comida e Classe Social”Morfin, L.M.; McCaa, R.; Storey, R. & Del Angel, A. 2002 “Health and Nutrition in Pre-Hispanic Mesoamerica”. In: Steckel, R. & Rose, J. The Backbone of History: Health and Nutrition in the Western Hemisphere. Cambridge University Press, Cambridge.Fernandez-Armesto, F. 2004 Comida: Uma História. Record, Rio de Janeiro. Capítulo 5 “Comida e Classe Social”Ulijaszek, S.J. & Lofink, H. 2006 “Obesity in Biocultural Perspective”. Annual Review of Anthropology, 35: 337-360Fernandez-Armesto, F. 2004 Comida: Uma História. Record, Rio de Janeiro. Capítulo 8 “Alimentando Gigantes”.