Analisar e discutir diacronicamente as diferentes teorias sobre os mecanismos de herança dos seres vivos, da Antiguidade à teoria cromossômica, formulada no início do século XX. Fazer uso da metodologia de pesquisa em história da ciência, mediante análise de fontes primárias e secundárias. Identificar e discutir o papel da História da Ciência na formação dos cientistas e dos professores de biologia. Propor abordagens inclusivas de episódios de História da Biologia no ensino.
História das ideias de reprodução e herança, da Antiguidade ao início do século XX. Aplicações contextuais da História da Ciência no Ensino de Biologia.
Ideias de reprodução e herança na Antiguidade greco-romana e no Renascimento (Hipócrates, Aristóteles, Galeno, Harvey). Teorias sobre geração de organismos nos séculos XVII e XVIII: pré-formação e epigênese (Descartes, Buffon, Needham, Maupertuis, Reaumur, Spallanzani, Bonnet,). Estudos do século XIX sobre os processos de herança (Kölreuter, Gartner, Mendel, Darwin, Galton, Brown-Séquard). Teoria cromossômica (Morgan). Abordagens, tendências e fontes da pesquisa em História da Ciência. Discussões teóricas e estudos de caso do uso da História da Biologia no ensino de Biologia.
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