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Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0450 - Estratégias para o Ensino de Genética e Evolução no Ensino Médio
Strategies for Teaching Genetics and Evolution in High School

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Identificar e discutir dificuldades do ensino e aprendizagem de conceitos específicos da Genética e da Evolução. Discutir, planejar e validar estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem de Genética e Evolução. Analisar aspectos da avaliação de conhecimentos de Genética e Evolução. 
 
 
 
Programa Resumido
Levantamento das dificuldades de ensino e aprendizagem de Genética e Evolução identificadas na literatura especializada. Abordagem de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem de temas de Genética e Evolução para o Ensino Médio. Avaliação formativa de conteúdos de Genética e Evolução.
 
 
 
Programa
Levantamento e análise de estudos teóricos e empíricos sobre as dificuldades de ensino e aprendizagem de Genética e Evolução. Estratégias de ensino e aprendizagem para a integração de conceitos de Genética (do genótipo ao fenótipo; da meiose à segregação) e de Evolução. Levantamento e análise de sequências didáticas e materiais instrucionais disponíveis na literatura especializada em ensino de ciências. Utilização de episódios históricos como elementos de motivação e facilitação da aprendizagem de conceitos de genética e evolução, por meio de abordagem investigativa. Replicação de experimentos históricos em sala de aula. Uso de documentários como ferramenta para promoção de integração de conceitos e interdisciplinaridade. Análise de relatos de experiências de professores da rede pública e particular. Planejamento e validação de sequências didáticas para o ensino de Evolução e Genética no Ensino Médio. Análise e planejamento de procedimentos e instrumentos de avaliação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação e desempenho nas aulas e nas atividades desenvolvidas individualmente e em grupo (debate, leituras, planejamento de sequência didática, práticas de ensino e de avaliação).
Critério
Média ponderada.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
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