Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0450 - Estratégias para o Ensino de Genética e Evolução no Ensino Médio
Strategies for Teaching Genetics and Evolution in High School

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Discutir e identificar dificuldades da compreensão de conceitos específicos da Genética e da Evolução. Discutir, planejar e validar estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem de Genética e Evolução.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1452726 - Maria Elice de Brzezinski Prestes
 
Programa Resumido
Abordagem de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem de temas de Genética e Evolução para o Ensino Médio.
 
 
 
Programa
Estratégias de ensino-aprendizagem para a integração de conceitos de Genética (do genótipo ao fenótipo; da meiose à segregação). Levantamento e análise de estratégias, sequências didáticas e materiais instrucionais disponíveis na internet. Diferentes usos de episódios históricos como elementos de motivação e facilitação da aprendizagem de conceitos de evolução. Replicação de experimentos históricos em sala de aula. Debate sobre o ensino de evolução e o criacionismo. Uso de documentários como ferramenta para promoção de integração de conceitos e interdisciplinaridade. Análise de relatos de experiências de professores da rede pública e particular. Planejamento e validação de aulas de Evolução e Genética no Ensino Médio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação e desempenho nas aulas e nas atividades desenvolvidas individualmente e em grupo (debate, leituras, práticas de ensino).
Critério
Média ponderada.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Griffiths, A J F, Wessler, S R, Lewontin, R C, Gelbart, W M, Suzuki, D T, Miller, J H (2006) Introdução à Genética. 8ª ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Stearns, S C, Hoekstra R F (2003). Evolução: uma introdução. Atheneu, São Paulo.
Bowler, P J (1989) Evolution: the history of an idea. The University of Chicago Press, Chicago.
Martins, L AC P (2007) A teoria da progressão dos animais, de Lamarck. Booklink / Fapesp / GHTC, Rio de Janeiro.
Matthews, M (1994) Science teaching: the role of history and philosophy of science. Routledge, New York.
Mayr, Ernst. The growth of biological thought: diversity, evolution and inheritance. Cambridge, MA: Belknap, 1982. / O desenvolvimento do pensamento biologic: diversidade, evolução e herança. Editora da Universidade de Brasília, 1998.
Olby, R (1985) Origins of Mendelism. 2ª ed., The University of Chicago Press, Chicago.
Revista Genética na Escola.
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0450

Clique para consultar o oferecimento para BIO0450

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP