Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0452 - Proteínas: estrutura, função e biologia celular
Proteins: structure, function and cell biology.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
A função de vários genes está relacionada a ação de proteínas. Dessa forma, nessa disciplina, ênfase é dada nas relações entre a estrutura e atividade de proteínas que são as biomoléculas efetoras da informação genética. Dessa forma, são apresentados principalmente conceitos bioquímicos e biofísicos até alguns aspectos de biologia celular de proteínas, os métodos de estudo e como esses processos afetam a função celular. Discutir diversos temas que representam uma extensão natural de assuntos das disciplinas QBQ0230 Bioquímica; BIO0203 Genética; BIO0205 Biologia Molecular e BIO0307 Biologia Molecular para Bacharelado e BIO0206 Biologia Celular. Os tópicos a serem abordados representam interfaces desses diferentes campos do conhecimento. Portanto, é desejável que os alunos dessa disciplina já tenham cursado as disciplinas QBQ0230 Bioquímica; BIO0203 Genética; BIO0205 Biologia Molecular e BIO0206 Biologia Celular do núcleo básico, bem como BIO0307 Biologia Molecular para o Bacharelado. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
979412 - Luis Eduardo Soares Netto
 
Programa Resumido
Relações entre estruturas e funções de proteínas; métodos para análise de estruturas e atividades proteicas. Modificação pós-traducional de proteínas; Distribuição intracelular de proteínas; Resposta celular a estresses.
 
 
 
Programa
Proteínas como efetoras da informação genética; clonagem de genes em vetores de expressão. Expressão e purificação de proteínas recombinantes. Estruturas primárias; secundárias; terciárias e quaternárias de proteínas: forças de estabilização e métodos para análise. Análises de estruturas em diversos níveis, usando ferramentas computacionais. Modificação pós-traducional de proteínas; Controle de atividade proteica; Distribuição intracelular de proteínas; Enovelamento de proteínas; Processos patológicos associados a proteínas mal-enoveladas. Resposta celular a situações de estresse e implicações para processos patológicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e em laboratório multimídia; aulas práticas demonstrando métodos de expressão e purificação de proteínas recombinantes. Visita ao LnBIO (Laboratório Nacional de Luz Sincronton) para demonstração de métodos relacionados a determinação de estruturas proteicas (ex.: espectrometria de massas, cristalografia e ressonância magnética nuclear). Desenvolvimento de trabalho computacional em grupo. Discussão de artigos científicos. Excursão didática: A disciplina contempla uma excursão didática de meio período para Campinas para visita ao LnBIO –CNPEM. Entre outras atividades, é apresentado o acelerador sincronton que gera raios x de alta energia.
Critério
2 Provas escritas e uma apresentação de trabalho ao final da disciplina. Primeira prova terá peso 2; segunda prova terá peso 5 e apresentação de trabalho terá peso 3.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Alberts, Bruce; Johnson, Alexander; Lewis, Julian; Raff, Martin; Roberts, Keith; Walter, Peter. New York and London: Garland Science; Sixt Edition 2014 “Molecular Biology of the Cell”.
Branden, Carl; Tooze, Hohn. New York and London: Garland Science: Second Edition 1999. Introduction to Protein Structure.
Cooper, Geoffrey M; Hausman, Robert E. ASM Press and Sinauer Associates, Inc. Fifth Edition 2013. “The cell: a molecular approach”.
Voet, Donald; Voet, Judith G. John Wiley &Sons, Inc. 2011. Biochemistry. Fourth Edition. 
http://proteopedia.org/wiki/index.php/High_school_teachers%27_resources
https://www.umass.edu/microbio/chime/
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0452

Clique para consultar o oferecimento para BIO0452

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP