Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0453 - Bases Genéticas da Determinação e Diferenciação Sexual
Genetic basis of sex determination and differentiation

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos e integrados sobre os mecanismos envolvidos na determinação e diferenciação sexual nos animais e na espécie humana : capacitar os futuros professores da rede escolar para que possam transmitir conceitos sobre diferenças sexuais e atuar de forma mais efetiva diante de problemas concretos levantados por seus alunos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
24723 - André Luiz Paranhos Perondini
 
Programa Resumido
Modos de reprodução: assexuada e sexuada. Origens e evolução da reprodução sexuada. Determinação do sexo: genótipo e ambiente. Evolução dos cromossomos sexuais. Compensação de dose e imprinting genômico. Distúrbios da determinação sexual.
 
 
 
Programa
1. Histórico sobre a natureza do sexo. Sexo sem reprodução. Modos de reprodução. A reprodução sexuada e assexuada. Partenogênese. Origens da reprodução sexuada. Evolução da anisogamia. Gametogênese e fecundação. Cromossomos sexuais. Os cromossomos sexuais dos insetos, répteis, aves e mamíferos. Evolução do heteromorfismo cromossômico. 2. Determinação genética do sexo: mamíferos, insetos e nematóídes. Determinação do sexo por fatores ambientais. Determinação do sexo por fatores citoplasmáticos. Diferenciação sexual. O mecanismo do “imprinting”. A compensação de dose gênica. 3. Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada. Segregação. Recombinação e reparação de danos no DNA. Hipóteses sobre a evolução do sexo: o duplo custo do sexo; aumento da variabilidade genética; criação de novos genótipos; remoção de mutações deletérias; resistência à parasitas. Machos e fêmeas: evolução da alocação sexual.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura de textos, discussões, aulas expositivas.
Critério
Uma prova sobre assuntos discutidos em aula.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Gilbert, SF. Developmental Biology, 8ª. Edição, Sinauer, 2007. Sanders MF & Bowman JL. Análise genética (tradução Vieira D & Queiroz LC). Pearson Educ Brasil, 2015 Stearns, SC e RF Hoekstra. Evolução: uma introdução. (tradução WA Neves). Atheneu Editora, 2003. Wolpert, L e col. Princípios de Biologia do Desenvolvimento. (tradução CG Fernández e SML Garcia). Artmed, 2008. Textos e artigos específicos a serem indicados em cada tópico.
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0453

Clique para consultar o oferecimento para BIO0453

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP