Fornecer aos alunos conhecimentos básicos e integrados sobre os mecanismos envolvidos na determinação e diferenciação sexual nos animais: capacitar os futuros professores da rede escolar para que possam transmitir conceitos sobre diferenças sexuais e atuar de forma mais efetiva diante de problemas concretos levantados por seus alunos.
Modos de reprodução: assexuada e sexuada. Origens e evolução da reprodução sexuada. Gametogênese e fecundação. Evolução dos cromossomos sexuais. Determinação do sexo: genótipo e ambiente. Compensação de dose e “imprinting” genômico. Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada.
1. Histórico sobre a natureza do sexo. Sexo sem reprodução. Modos de reprodução. A reprodução sexuada e assexuada. Origens da reprodução sexuada. Evolução da anisogamia. Gametogênese e fecundação. Cromossomos sexuais. Os cromossomos sexuais dos insetos, répteis, aves e mamíferos. Evolução do heteromorfismo cromossômico. 2. Determinação genética do sexo: mamíferos, insetos e nematóídes. Determinação do sexo por fatores ambientais. Determinação do sexo por fatores citoplasmáticos. O mecanismo do “imprinting”. A compensação de dose gênica. 3. Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada. Hipóteses sobre a evolução do sexo: o duplo custo do sexo; aumento da variabilidade genética; criação de novos genótipos; remoção de mutações deletérias; coevolução parasita-hospedeiro. Machos e fêmeas: evolução da alocação sexual.
Gilbert, SF. Developmental Biology, 8ª. Edição, Sinauer, 2007; Sanders MF & Bowman JL. Análise genética (tradução Vieira D & Queiroz LC). Pearson Educ Brasil, 2015; Stearns, SC e RF Hoekstra. Evolução: uma introdução. (tradução WA Neves). Atheneu Editora, 2003; Wolpert, L e col. Princípios de Biologia do Desenvolvimento. (tradução CG Fernández e SML Garcia). Artmed, 2008. Textos e artigos específicos a serem indicados em cada tópico.