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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0455 - Genética Prática para a Educação Básica
Practical Genetics for High School

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Oferecer condições para que os futuros licenciados possam planejar, testar e discutir propostas de aulas
práticas de Genética Clássica, exequíveis para os ensinos da educação básica considerando-se a
disponibilidade de infraestrutura das escolas. Orientar os alunos para que possam analisar criticamente
o ensino de conceitos relacionados à Genética básica presentes tanto nos livros didáticos da lista mais
recente do Plano Nacional do Livro Didático recomendado pelo MEC como em páginas eletrônicas de
livre acesso eventualmente disponíveis na Internet.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80866 - Carlos Ribeiro Vilela
207205 - Denise Selivon Scheepmaker
 
Programa Resumido
Leis de Mendel e suas expansões; cromossomos politênicos; aspectos citológicos da segregação dos cromossomos; análise crítica do conteúdo programático de Genética em livros didáticos da educação básica.
 
 
 
Programa
O ensino de Genética na Educação Básica; as leis de Mendel e suas expansões; Drosophila melanogaster: conceitos de selvagem e mutante, identificação de espécies domésticas de Drosophila na região metropolitana de São Paulo, estabelecimento de linhagens de Drosophila melanogaster e D. repleta, observação do comportamento de adultos e larvas; cromossomos politênicos; aspectos citológicos da segregação dos cromossomos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura de textos selecionados e de livros didáticos, aulas expositivas e de discussão; planejamento e execução de aulas práticas de Genética com a utilização de linhagens selvagens e mutantes de Drosophila melanogaster e espigas desidratadas de Zea mays fornecidas pelos docentes. Obtenção de linhagens de Drosophila melanogaster e Drosophila repleta a partir de moscas coletadas pelos alunos em suas residências, as últimas visando a preparação de lâminas de cromossomos politênicos. Discussão, propostas e aperfeiçoamento de modelos práticos para o estudo dos processos de divisão celular. Análise crítica do conteúdo e dos métodos de ensino de Genética dos livros didáticos incluindo, se possível, os recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, e de artigos selecionados dentre os publicados pela Revista Genética na Escola da Sociedade Brasileira de Genética. Análise crítica de recursos educacionais em Genética disponíveis gratuitamente na INTERNET. Os experimentos e as análises dos livros poderão ser realizados em grupo ou individualmente, dependendo do número de alunos matriculados.
Critério
Duas notas de igual peso: uma pela apresentação e discussão crítica dos experimentos planejados e executados e outra pela análise crítica do conteúdo contemplado da metodologia proposta nos livros didáticos. Os alunos serão organizados em grupos de dois para planejar e executar experimentos práticos com mutantes de Drosophila melanogaster, para escolas que disponham ou não de recursos didáticos (por exemplo, estereomicroscópios), objetivando a compreensão dos conceitos básicos de Genética pertinentes à educação básica.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Azevedo JL, Costa SOP (1973) Exercícios práticos de Genética. São Paulo: Nacional/EDUSP. Brasil (2020)
CURRÍCULO PAULISTA ETAPA ENSINO MÉDIO. São Paulo: Secretaria da Educação.
https://efape.educacao.sp.gov.br/ Brasil (2017) Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília:
Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Bregman A (1996) Laboratory
Investigations in Cell and Molecular Biology. John Wiley & Sons. Carolina Science and Math (1999)
Catalog 69. Burlington: Carolina Biological Supply Company. Fincham JRS (1994) Genetic Analysis :
Principles, Scope and Objectives. Blackwell Science. Haga SB (2006) Teaching Resources for Genetics.
Nature Reviews Genetics 7: 223-229. Jones RN, Richards GK (1992) Practical Genetics. Chichester, John
Wiley. McDonald JH (2011) Myths of Human Genetics, p. 6-7. Baltimore: Sparky House.
http://udel.edu/~mcdonald/mytharmfold.html. Otto PA (2000) Drosophila viewer: a program on the
formal genetics, anatomy and developmental biology of Drosophila melanogaster for students and
specialists. Genetics and Molecular Biology 23(4): 835-839. Revista "Genética na Escola". Ribeirão Preto:
Sociedade Brasileira de Genética. Strickberger MW (1962) Experiments in Genetics with Drosophila.
New York: John Wiley. Yoon JS; Richardson RH, Wheeler MR (1989) A Technique for improving salivary
chromosome preparations, p. 31-32. In M. ASHBURNER (Ed.) Drosophila: a laboratory manual. New
York: Cold Spring Harbor Laboratory.
 

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