Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Genética e Biologia Evolutiva
 
Disciplina: BIO0456 - Introdução à Bioinformática
Introduction to Bioinformatics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Apresentar o histórico do desenvolvimento da Bioinformática. Familiarizar os estudantes com análise de dados de sequências macromoleculares e de genomas encontrados em bancos de dados de acesso público com aplicação de softwares livres.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90993 - Sergio Russo Matioli
 
Programa Resumido
Princípios de evolução molecular e genômica. Bancos de dados, anotação e curadoria. Estruturas de macromoléculas e sua análise. Comparação de macromoléculas e filogenias moleculares.
 
 
 
Programa
Programa teórico:
Histórico da bioinformática. Introdução aos processos evolutivos no nível molecular e genômico. Bancos de dados primários e secundários. Análise de estruturas de macromoléculas. Alinhamentos locais e globais de sequências macromoleculares. Similaridade e homologia. Biologia de sistemas, genomas, transcriptomas e proteomas. Princípios de filogenia molecular.

Programa prático:
Acesso e busca em bancos de dados e sequências macromoleculares e genômicos públicos com navegadores de rede. Uso de programas de alinhamento e de caracterização de sequências e de genomas. Emprego de métodos de alinhamento de sequências macromoleculares. Programas de visualização e previsão de estruturas de macromoléculas. Programas de reconhecimento de padrões. Emprego de programas de reconstrução de filogenias moleculares. Inferência de processos a partir de padrões.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O desempenho dos estudantes será realizado através da realização de exercícios e mini-projetos que ocorrerão em cada uma das aulas. A média será calculada a partir das notas obtidas nos 70% melhores resultados de cada estudante.
Critério
O desempenho dos estudantes será realizado através da realização de exercícios e mini-projetos que ocorrerão em cada uma das aulas. A média será calculada a partir das notas obtidas nos 70% melhores resultados de cada estudante.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Lesk, A.M. (2008) Introdução à Bioinformática”, 2a. edição. Artmed
Matioli, S.R. e Fernandes, F.M.C. (2012). Biologia molecular e evolução. 2a. edição. Holos, editora, Ribeirão Preto.
 

Clique para consultar os requisitos para BIO0456

Clique para consultar o oferecimento para BIO0456

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP