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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0212 - Vertebrados
Vertebrates

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Familiarizar os estudantes com os vários grupos de Chordata. Discutir a filogenia e classificação dos Chordata, caracterizando os diferentes grupos quanto à morfologia, ecologia e distribuição geográfica. Estudar a anatomia dos vertebrados no contexto evolutivo e funcional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2103544 - Mônica de Toledo Piza Ragazzo
5900201 - Pedro Pereira Rizzato
7493744 - Taran Grant
 
Programa Resumido
Filogenia dos Deuterostomia. Origem e caracterização dos Chordata e seus subfilos. Morfologia, biologia e diversidade nos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata. Evolução e biologia das principais linhagens de Vertebrata: Agnatha, Placodermi, Chondrichthyes, Actinopterygii, Sarcopterygii, Amphibia, Reptilia, Mammalia e Aves. Anatomia dos Vertebrata: evolução dos diferentes sistemas: forma e função.
 
 
 
Programa
Filogenia dos Deuterostomia. Origem e caracterização dos Chordata e seus subfilos. Morfologia, biologia e diversidade nos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata. Evolução e biologia das principais linhagens de Vertebrata: Agnatha, Placodermi, Chondrichthyes, Actinopterygii, Sarcopterygii, Amphibia, Reptilia, Mammalia e Aves. Anatomia dos Vertebrata: evolução dos diferentes sistemas: forma e função. 
A disciplina conta com uma atividade prática na qual os alunos desenvolverão, em grupos, conteúdo que será publicado na forma de verbetes da Wikipedia. Os verbetes que serão editados/produzidos pelos alunos serão escolhidos dentre aqueles que abordam temas do programa do curso. Ao final do curso, os grupos apresentarão na forma de breves aulas expositivas os conceitos que foram trabalhados por eles durante a produção dos verbetes. Essa atividade, portanto, contém atividades relacionadas ao ensino de conceitos e conteúdos na educação básica e pode ter sua carga horária computada como prática de componente curricular (PCC), somando um total de 20h dentre atividades em sala e fora dela.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas teóricas e práticas, ensaio e apresentação oral
Critério
Provas teórico-práticas, ensaio e apresentação oral.
Norma de Recuperação
prova teórico-prática (toda a matéria) nota 5,0 (cinco) no início do semestre que se segue.
 
Bibliografia
     
HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S.; KEEN, S. L.; EISENHOUR, D. J.; LARSON, A.; H. L'ANSON, H. 2013. Princípios integrados de zoologia. 15ª ed. São Paulo. Guanabara Koogan. [Localização IB: QL47.2 H628P 15.ed. ex.1 DID] HILDEBRAND, M. & G. GOSLOW. 2006. Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo, Atheneu, segunda edição. [QL805 H642al 2.ed. ex.6 DID] HÖFLING, E.; RODRIGUES, M. T.; ROCHA, P. L. B.; TOLEDO-PIZA, M.; SOUZA, A. M. 2019 (2ª ed.). Chordata: manual para um curso prático. São Paulo, Edusp.. [QL805 C551 2. Ed. Ver ex.1 DID] KARDONG, K. V. 2011. Vertebrados: Anatomia Comparada, Função e Evolução. 6a Edição. Editora Roca. [QL805 K18ve 5.ed. ex.1 DID] LIEM, K. F.; BEMIS; W. E.; WALKER, JR, W. F.; GRANDE, L. 2013. Anatomia funcional dos vertebrados: uma perspectiva evolutiva. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning. [QL805 L719a v.1 ex.1 DID] POUGH, F. H; JANIS, C. M.; HEISER; W. N. 2008. A vida dos vertebrados. 4ª ed bras. São Paulo, Atheneu. [QL605.A3 P872vi 4.ed. ex.1 DID].
 

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