Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Zoologia
 
Disciplina: BIZ0303 - Biodiversidade e a Ciência da Conservação
Biodiversity and Conservation Science

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa propiciar aos alunos uma visão crítica sobre o conhecimento científico sobre: (1) o estado de conhecimento sobre a diversidade de espécies, (2) padrões globais de distribuição da diversidade de espécies, (3) fatores ecológicos e biogeográficos que condicionam a diversidade de espécies, (4) o que é ciência da conservação, (5) papel e limites da ciência, cientistas e universidades na conservação da biodiversidade, e (6) desafios e potenciais para diálogo entre grupos com diferentes visões sobre conservação da natureza.
Através principalmente da leitura crítica e discussão de artigos científicos, a disciplina tem por objetivo desenvolver a capacidade de avaliação crítica, articulação e expressão de argumentos e trabalho em grupo, assim como subsidiar o questionamento sobre o papel da ciência e do cientista na sociedade e a relevância da inter- e transdisciplinaridade para a construção de soluções para a conservação da natureza.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1664351 - Renata Pardini
 
Programa Resumido
Biodiversidade: (a) estado atual do conhecimento; (b) congruência na distribuição global da diversidade; (c) fatores que condicionam a diversidade; (d) hipóteses sobre o gradiente latitudinal de variação da diversidade. Ciência da Conservação: (a) da biologia para a ciência da conservação; (b) papel e limites da ciência e dos cientistas na conservação da biodiversidade; (c) como aproximar a ciência da prática da conservação; (d) desafios e potenciais para diálogo sobre conservação da natureza.
 
 
 
Programa
A disciplina contém dois blocos relacionados, respectivamente, à biodiversidade e à ciência da conservação. (1) Bloco 1 – Estado do conhecimento, padrões e causas da diversidade de espécies: (a) Estado do conhecimento da diversidade de espécies no Brasil e no mundo, (b) Padrões globais - congruência na distribuição da diversidade entre grupos de espécies no mundo, (c) Fatores que condicionam a diversidade - processos históricos e ecológicos, (d) Hipóteses ecológicas, evolutivas e históricas para o gradiente latitudinal de variação da diversidade. (2) Bloco 2 – Ciência da conservação – um campo inter- e transdisciplinar: (a) Da biologia para a ciência da conservação - como as definições, as questões normativas e éticas, os objetivos e as disciplinas envolvidas mudaram ao longo do tempo, (b) Papel e limites da ciência e dos cientistas na conservação da biodiversidade – objetividade e neutralidade na ciência e a importância de incorporar outros valores e conhecimentos da sociedade, (c) Aproximando a ciência da prática na conservação – modelos uni e bidirecionais de aproximação entre ciência e prática, (d) Desafios e potenciais para o diálogo entre grupos com diferentes visões sobre conservação da natureza – a ciência e as cosmovisões indígenas e a ciência e a política.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Resposta e entrega dos guias de leitura e participação na discussão dos textos.
Critério
Dedicação e esforço em se exprimir com clareza, em contribuir com o debate e entendimento coletivo e em expressar suas dúvidas e críticas.
Norma de Recuperação
Prova escrita baseada nos textos discutidos durante o curso.
 
Bibliografia
     
Root-Bernstein, R. 2008. I don´t know! In: The virtues of ignorance (eds B. Vitek & W. Jackson). University Press of Kentuchy, Lexington, KY, pp. 233-250. Grenyer, R. et al. 2006. Global distribution and conservation of rare and threatened vertebrates. Nature 444: 93-96. Lamoreux, J.F. et al. 2006. Global tests of biodiversity concordance and the importance of endemism. Nature 440: 212-214. Ricklefs, R.E. 1987. Community diversity: relative roles of local and regional processes. Science 235: 167-171. Loreau, M. 2000. Are communities saturated? On the relationship between alpha, beta and gamma diversity. Ecology Letters 3: 73-76. Wiens, J.J. & Donoghue, M.J. 2004. Historical biogeography, ecology and species richness. TREE 19: 639-644. Mittelbach G.G. et al. 2007. Evolution and the latitudinal diversity gradient: speciation, extinction and biogeography. Ecology Letters 10: 315-331. Clarke, A. & Gaston, K.J. 2006. Climate, energy and diversity. Proceedings of the Royal Society B 273: 2257-2266. Cardinale, B.J. et al. 2012. Biodiversity loss and its impact on humanity. Nature 486: 59-67. Schindler, D.E. et al. 2010. Population diversity and the portfolio effect in an exploited species. Nature 465: 609-612. Soulé, M.E. 1985. What is conservation biology? Bioscience 35: 727-734. Kareiva, P. & Marvier, M. 2012. What is conservation science? Bioscience 62: 962-969. Justus, J. et al. 2009. Buying into conservation: intrinsic versus instrumental value. TREE 24: 187-191. Brown, J.H. & Sax, D.F. 2004. An Essay on Some Topics Concerning Invasive Species. Austral Ecology 29: 530–536. Cassey, P. et al. 2005. Concerning invasive species: Reply to Brown and Sax. Austral Ecology 30: 475–480. Brown, J.H. & Sax, D.F. 2005. Biological invasions and scientific objectivity: Reply to Cassey et al. (2005). Austral Ecology 30: 481–483. Pardini, R., Rocha, P.L.B., El-Hani, C., Pardini, F. Challenges and opportunities for bridging the research-implementation gap in ecological Science and management in Brazil. In: Conservation Biology: Voices from the tropics (eds. N.S. Sodhi, L. Gibson & P.H. Raven). Wiley-Blackwell, pp. 77-85. Pullin, A.S. & Knight, T.M. 2001. Effectiveness in Conservation Practice: Pointers from Medicine and Public Health. Conservation Biology 15: 50-54. Rigueira, D.M.G., et al. 2013. Perda de habitat, leis ambientais e conhecimento científico: proposta de critérios para a avaliação dos pedidos de supressão de vegetação. Revista Catitu 1: 21-42. Wallace, K.J. 2012. Values: drivers for planning biodiversity management. Environmental Science & Policy 17: 1-11. Folke, C. et al. 2002. Resilience and sutainable development: building adaptative capacity in a world of transformation. Ambio 31: 437-440. Bottrill, M.C. et al. 2008. Is conservation triage just smart decision making? TREE 23: 649-654. Rodrigues, A.S.L. et al. 2006. The value of the IUCN Red List for conservation. TREE 21: 71-76.
 

Clique para consultar os requisitos para BIZ0303

Clique para consultar o oferecimento para BIZ0303

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP